Sexta-feira
30 de junho
A PROFISSÃO CERTA
Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração. Salmo 37:4

Você fica contando os minutos para o seu expediente acabar? Toda segunda-feira é um martírio ao ter que voltar para a empresa? Sente irritação ou tristeza quando está no ambiente de trabalho ou quando pensa nele? Se você respondeu afirmativamente a essas perguntas, pode ser que você esteja na profissão errada. 

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha constatou que 25% dos brasileiros trabalham insatisfeitos. Isso é ruim, ainda mais ao pensarmos que passaremos quase um terço da vida trabalhando. A insatisfação profissional gera apatia, medo, insegurança, tédio e frustração. Quem aguenta trabalhar assim? 

É claro que muitas pessoas atuam em áreas que não necessariamente apreciam, por necessidades familiares ou financeiras. Nem sempre é possível conciliar as duas coisas: a área em que se gosta de atuar com as ofertas de trabalho. Há ainda aqueles que estão em uma profissão errada porque fizeram uma escolha profissional equivocada no final da adolescência, por motivos de imaturidade ou pressa. 

O que fazer, então, diante da insatisfação profissional? Seguem algumas orientações: 

1) Não tome nenhuma decisão precipitada. Se você ainda está na fase da escolha da profissão, pense bem. Avalie as opções que se enquadram em seu perfil e em seus gostos pessoais. Faça um teste vocacional e converse com profissionais da área em que você deseja atuar. 

2) Se você anda insatisfeito com o trabalho atual, que a mudança de profissão seja bem avaliada e feita de forma gradual, para que a estabilidade familiar não sofra grandes prejuízos. 

3) Enquanto não for possível trocar a atual profissão por outra mais prazerosa, procure valorizar o que há de bom em seu serviço, nem que seja o ambiente, os colegas ou o salário. Ter momentos de lazer fora do trabalho também podem ajudar a controlar sintomas de estresse. 

4) Ore mais sobre essa questão. Entregue suas dificuldades e seus sonhos profissionais nas mãos de Deus. O melhor lugar para você estar é debaixo da vontade do Senhor. Ele sabe o que é melhor! 

5) Floresça onde está plantado. Se você vive para servir a Deus e ao próximo, o “pior” trabalho pode se transformar em uma grande festa.