Quarta-feira
10 de janeiro
A queda
Porque aos Seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Salmo 91:11, 12, ARA

Uma amiga me deu um mosaico de vidro colorido como presente de Natal. Como meu escritório tem janelas em dois lados, decidi levá-lo para o trabalho. Assim que cheguei ao escritório, puxei uma cadeira e subi no balcão para poder expor meu novo presente. Ele ficou lindo lá em cima.

Desci para a cadeira, esquecendo-me de que estava usando uma saia longa. Minha bota se enroscou na barra da saia. Com a subsequente queda, minhas costas bateram no arquivo de aço, atingindo-o com tanta força que a chave dele se quebrou. Eu me endireitei, louvando a Deus por estar bem. Também agradeci ao meu anjo da guarda, que ajudou a amortecer a queda.

Esse incidente me fez lembrar de outra queda – a de Adão e Eva no belo jardim chamado Éden. As consequências de sua queda foram muito mais graves que os resultados da minha. Em vez de confiar na palavra de Deus, Eva deixou que o diabo, na forma de uma serpente, a enganasse. A curiosidade a venceu. Ela comeu do fruto e o ofereceu ao esposo, que se uniu a ela no primeiro pecado. Nenhum anjo da guarda pôde ajudar a amortecer a queda. Que dor, ruína e perda a queda do primeiro casal no jardim trouxe para este mundo nos séculos seguintes!

No entanto, assim como a dor da minha queda foi amortecida por aquilo que acredito ter sido a intervenção de um anjo da guarda, Deus já tinha um plano para intervir em favor dos Seus primeiros filhos, e em nosso favor também. Ele havia preparado o plano da salvação.

O Pai nos ama tanto que enviou Seu Filho unigênito, Jesus, para pagar o preço: não só pela primeira queda da humanidade, mas também por todo pecado hediondo cometido pelos pecadores desde então!

Devemos, assim, estar dispostos a aceitar aquilo que Deus e Seu Filho fizeram por nós e a permitir que Seu Santo Espírito nos reavive e nos ajude a nos recuperarmos da queda. Sua Palavra nos diz: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com Ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2:4-6).

Sharon Long (Brown)