Domingo
04 de setembro
A respiração da alma
Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos. Colossenses 4:2

O ser humano consegue sobreviver por vários dias sem comida e pode ficar até três dias sem água, mas nem quatro minutos sem oxigênio. Esses três itens são indispensáveis à vida, mas não há dúvida de que o ar é a necessidade mais básica que temos.

Durante a segunda onda de contaminação por Covid-19 no Brasil, houve uma crise fatal de oxigênio na cidade de Manaus. As pessoas estavam desesperadas. ONGs, governos e celebridades mobilizaram recursos para enviar cilindros de oxigênio para os hospitais que estavam desabastecidos.

A demanda por oxigênio era tão grande que não havia fornecedor que pudesse dar conta do abastecimento. Muitos pacientes tiveram que ser transferidos para outros estados para continuar o tratamento e escapar da morte. Foi uma situação assustadora e caótica.

Ficar sem ar é desesperador. Perder a capacidade de respirar é um prenúncio de morte. Não é por acaso que a história da vida humana começa com Deus soprando Seu fôlego nas narinas do primeiro homem. Você se lembra da última vez que agradeceu a Deus pelo ar que respira? É simples e de graça, um grande presente de Deus. Essa preciosidade do Céu representa um elemento espiritual indispensável para o cristão: a oração. Ellen White escreveu: “A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro recurso da graça pode substituí-la” (Só Para Jovens, p. 99 [131]).

A oração deve ser contínua como a respiração. Não é possível sobreviver na vida espiritual sem orar a todo o tempo. A oração esporádica não resolve nosso problema, do mesmo modo que ninguém pode viver se respirar de vez em quando. Jesus nos advertiu sobre essa realidade.

Em Lucas 18, Ele contou aos discípulos “uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar” (v. 1). A conclusão da história é simples: sem oração contínua não há como desenvolver a fé que salva. Sem oração, a pessoa morre de asfixia espiritual.

Quem cria o hábito da oração estará em contato com Deus e será fortalecido na luta diária contra o pecado. Ore agora para que o Espírito Santo ensine você a respirar os ares do Céu. Que cada pensamento seu seja uma oração! Não viva asfixiado. Respire. É de graça.