Você já ouviu falar do menor quarteto do mundo? Esse sim é fantástico, pois a Bíblia diz que os seus componentes são mais sábios do que os sábios. Eles não cantam nem tocam instrumentos musicais. Permita-me apresentá-los: formiga, coelho, gafanhoto e lagartixa. Essa formação “animal” é uma criação do sábio Agur, descrita em Provérbios 30:24 a 28. Hoje e nos próximos três dias, veremos que esses pequenos animais podem ensinar grandes lições.
As formigas são insetos fascinantes. Estima-se que existam cerca de 7.500 espécies diferentes, que vivem em colônias com até 600 mil habitantes. Elas realmente dominam o planeta! Há alguns anos, pesquisadores encontraram uma colônia gigantesca que ocupa todo o sul da Europa, estendendo-se por 6 mil quilômetros.
As formigas são símbolo de força, perseverança e trabalho em equipe. Apesar de pequenas, elas conseguem, por exemplo, carregar objetos até 50 vezes mais pesados que o próprio corpo. Além disso, possuem um avançado sistema de engenharia e comunicação. Porém, outra característica chamou a atenção do sábio Agur: as formigas fazem provisão para o tempo de crise.
Durante o verão (o que poderia simbolizar o tempo de bonança), as formigas mastigam as folhas que carregam para o formigueiro e regurgitam uma espécie de polpa, que servirá para o cultivo de fungos, o verdadeiro alimento da colônia. Como as formigas têm dois estômagos, imagine a “linha de produção” de um exército de operárias!
Fazer provisão para o futuro é uma poderosa lição que aprendemos com esses insetos, algo observado há milênios pelo escritor grego Esopo, na famosa história “A Cigarra e a Formiga”. José do Egito também descobriu, por instrução divina, que deveria estocar alimento antes que a fome chegasse (Gn 41:35, 36).
E você, faz provisão para o futuro? Está preparado para as crises financeiras, emocionais e espirituais que podem surgir? Jesus nos advertiu, na parábola das dez virgens, que devemos ter azeite reserva, ou seja, precisamos desenvolver intimidade com Ele, permitindo que o Espírito Santo habite diariamente no coração. Você faz essa provisão? Prepare-se, pois, cedo ou tarde, a crise chegará. Aprenda hoje com as formigas.