Terça-feira
16 de maio
A TOLICE DA PRESSA
O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez. Provérbios 14:29

Vivemos em uma época em que as pessoas estão agitadas, correndo de um lado para outro. Sofrem da chamada “síndrome da pressa”, um problema comportamental que acomete boa parte da população. O termo “rápido” assumiu uma elevada importância em nosso vocabulário: há comida rápida, dinheiro rápido, bola rápida e até faixa rápida para os mais apressados nas rodovias e nas escadarias do metrô. A impressão causada é a de que estamos sempre atrasados. 

No livro A Verdade de Cabeça Para Baixo, Warren W. Wiersbe conta a história de um professor universitário que foi se encontrar com um famoso palestrante chinês em uma estação de trem superlotada. Após recepcioná-lo, o professor disse de forma agitada: “Se corrermos até a nossa plataforma, conseguiremos pegar o próximo trem e ganharemos três minutos!” O palestrante chinês calmamente olhou para ele e perguntou: “E que coisa importante devemos fazer com os três minutos que ganharemos?” Não sabemos qual foi a resposta do professor, mas, certamente, aquela frase lhe ensinou uma grande lição. 

E você, já parou para analisar quais são as vantagens da sua pressa? O que você tem feito com os segundos “ganhos” no trânsito, por exemplo? Você tem aproveitado os “três minutos de esperteza” com coisas que realmente importam? 

O texto de hoje é um convite para tirarmos um pouco o pé do acelerador da vida. É melhor ser paciente do que precipitado. De que adianta abraçar o mundo inteiro e perder a saúde? De que adianta arriscar a vida por causa de um sinal amarelo? Se o seu problema é horário, então acorde mais cedo! Se a sua dificuldade é dar conta de toda a agenda, organize-se melhor ou aprenda a dizer “não”! Viajar de trem-bala é ótimo, mas não se compara com a visão que se tem em uma maria-fumaça! 

Deus quer que vivamos com paciência, sem atropelos ou pressa exagerada. Isso não significa que você deve passar o dia deitado em uma rede, vendo as nuvens passarem no céu. Devemos ser proativos, eficientes e produtivos em tudo. Porém, devemos fazê-lo com serenidade, exatidão e consistência. Nunca se esqueça de que a pressa é inimiga da perfeição. Com calma e organização, você pode chegar mais longe.