Quarta-feira
21 de março
A trilha mais perigosa do mundo
Ela nem percebe que anda por caminhos tortuosos, e não enxerga a vereda da vida. Provérbios 5:6

Existe uma trilha conhecida como o Caminito del Rey (Caminhozinho do Rei), que já foi considerada “a trilha mais perigosa do mundo”. Fica no desfiladeiro dos Gaitanes, no sul da Espanha, perto da cidade de Málaga. O percurso tem 7,7 km no total, dos quais 2,9 km ficam na famosa passarela do desfiladeiro, que tem um metro de largura, enquanto a outra parte fica nas veredas que dão acesso ao local.

Essa trilha foi fechada em 2001, após a morte de um aventureiro que caiu por uma das falhas da passarela de madeira. Foi reaberta 14 anos depois, reformada e com mais medidas de segurança, incluindo redes de proteção nas partes mais arriscadas do percurso.

Embora o Caminito del Rey seja temido, existe um caminho mais perigoso. É a trilha do pecado por rebelião. O texto de hoje fala de uma pessoa que não quer sair da impiedade. A mensagem contida nessa passagem serve para qualquer um que esteja cometendo erros e que não esteja disposto a renunciá-los nem lutar contra eles.

O significado mais profundo do provérbio de hoje adverte o pecador inveterado, que anda pela vida oscilando entre um erro e outro e, apesar dos alertas da consciên­cia, continua achando que está certo em sua transgressão.

A história de Caim exemplifica bem a vida de um pecador que não se arrependeu e que, por conta disso, foi condenado a vaguear pela terra sem rumo. Depois de ter assassinado seu irmão e rejeitado a oferta de graça de Deus, ele saiu pelo mundo sem destino certo. A Bíblia diz sobre esse homem: “Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo” (Gênesis 4:12).

Encontramos outro exemplo de rebeldia na história do povo hebreu. Após estarem às portas da terra prometida, por pecarem, tiveram que voltar a caminhar no deserto. Está escrito: “A ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e Ele os fez andar errantes no deserto durante quarenta anos, até que passou toda a geração daqueles que Lhe tinham desagradado com seu mau procedimento” (Números 32:13).

Caminhar pelas avenidas largas do pecado pode até parecer seguro; mas, na verdade, é o caminho mais perigoso do Universo. Quem anda por essas estradas largas não consegue enxergar o único caminho que poderá levar à felicidade real. Não vale a pena arriscar a vida eterna por passos no caminho do pecado. Mantenha os pés na estrada para o Céu. No final, a vida eterna será a recompensa.