Domingo
30 de junho
A vida do cérebro
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Provérbios 4:23 (NTLH)

O cérebro é uma caixinha de segredos cujo funcionamento é um enigma de difícil interpretação para a ciência. Ele realiza coisas fantásticas como, por exemplo, ativar e bloquear estímulos. Se outra pessoa fizer cócegas em você, elas provocarão aquela sensação gostosa que você já conhece. Mas tente fazer cócegas em si mesmo. Não vai funcionar.

Isso está ligado à capacidade do cérebro de prever as consequências de nossas ações. Ao decidir fazer cócegas em você mesmo, acredita-se que o cerebelo envia sinais para bloquear as respostas sensoriais interpretadas como cócegas produzidas pela própria pessoa.

• O cérebro do homem é mais pesado do que o cérebro da mulher, mas em compensação, o da mulher é mais veloz. Somente os elefantes e as baleias têm cérebro maior do que os seres humanos.

• Os neurônios trocam mensagens que viajam a 415 km/h. Isso é igual à metade da velocidade de um avião a jato comum.

• Existem cerca de 100 bilhões de células nervosas (neurônios) no cérebro.

• O cérebro é capaz de armazenar informações equivalentes a 12 mil páginas por ano.

• Para oxigenar o cérebro são necessários cerca de 25% de todo o oxigênio do corpo.

• A consciência, ainda um mistério para a ciência, é processada nos túneis de proteína que existem dentro dos neurônios, como bilhões de microcomputadores que trabalham conjuntamente.

O cérebro faz a grande diferença em nossa vida. Quando ele para, todos os estímulos nervosos cessam. Não há como sentir dor ou cócegas, e o corpo inteiro morre. Ele é a nossa caixa de comando central.

Estímulos como uma imagem, um cheiro, um som, um sabor ou um toque, podem resultar em ações programadas ou instantâneas. Ao ler esta frase: “Os meninos jogaram limpos”, você pensa em higiene, que os meninos estavam limpos, certo? Mas se tirarmos o “s” da palavra “limpos”, veja como fica a frase e o que ela vai sugerir: “Os meninos jogaram limpo.” Ao retirar o “s”, criamos a ideia de honestidade. Anote aí: tudo o que você vê e ouve se transforma em matéria-prima, na base principal que forma os seus pensamentos e as suas ações. Com Jesus a seu lado, você será bom de cabeça.