Como você reagiria se soubesse que, pelo simples ato de se alimentar, corre o risco de morrer? Você deve concordar comigo que a alimentação é uma das atividades mais prazerosas que o ser humano realiza, além de ser indispensável para a sobrevivência. Sem alimentação adequada, não conseguimos energia suficiente para realizar as tarefas essenciais para a vida.
A história de uma jovem de 22 anos é uma lição de vida para todos nós. Diagnosticada com a raríssima síndrome de Ehlers-Danlos, que provoca o encolhimento do aparelho digestivo ao longo do tempo e torna difícil qualquer grama de alimento parar no estômago, ela teve que se acostumar a se alimentar por meio da nutrição parenteral.
Fernanda não sente o prazer de degustar qualquer tipo de alimento ou líquido. Essa jovem tinha tudo para reclamar da vida ou decidir não viver mais. Contudo, quando questionada sobre o sentimento que ela alimentava no coração, expressou gratidão por conseguir forças o suficiente para ser feliz e não reclamar da vida. Que lição de superação! Quantas pessoas desistem de viver por coisas tão menos significativas.
A vida é muito preciosa para que alguém decida pôr fim a ela. Infelizmente, os índices de suicídio têm aumentado muito a cada ano e, de forma alarmante, essa prática tem avançado entre os mais jovens. Vivemos em uma época na qual predomina a frustração. Muita gente sequer admite ser contrariada. Os fracassos, que são comuns na experiência de qualquer pessoa, parecem ter se tornado gigantes mostruosos, devoradores de jovens, nos dias atuais. Predomina a ditadura do sucesso, e errar é insuportável para muitos. Esse contexto, associado com doenças emocionais, prepara o ambiente para que alguns encarem o suicídio como “solução definitiva”. Esse é o verdadeiro fracasso. Não é porque algumas coisas não aconteceram da forma como queremos que devemos desistir de viver.
A vida é um presente de Deus. Devemos amá-la assim como o Pai nos ama. Viver intensamente é a única saída segura. É nosso privilégio ter a alegria e a gratidão de respirar, amar, sorrir, crescer e desfrutar de tudo que Deus criou e concedeu para nossa felicidade. Ame a vida e escolha sempre viver, ainda que para isso você tenha que conviver com a dor ou com algum tipo de frustração.