Segunda-feira
24 de fevereiro
A vida no reino
Vocês são o sal da terra. Mateus 5:13

Estava em uma exposição em que um artista fazia caricaturas, e dois amigos que me acompanhavam pediram que o rapaz fizesse o desenho deles. Em seguida, os dois passaram a me incentivar a fazer o mesmo. Não foi difícil me convencer. Mas, quando estava sentado para o meu desenho, comecei a questionar minha decisão. Os olhos do artista me encaravam, enquanto suas mãos desenhavam. Ele erguia os olhos, mirava meu rosto por alguns segundos e se inclinava para o papel. Pessoas que passavam por ali paravam e olhavam para mim e depois para o papel. E eu nervosamente me perguntava: “Como ele me vê? Que traços ele vai realçar?”

Quando sua “obra” estava pronta, ele a virou para mim. Confesso que fiquei desapontado. Sei que uma caricatura é um desenho diferente, mas aquele ficou estranho. O artista suavizara alguns de meus traços, e eu fiquei uns dez anos mais jovem. Ficou estranho.

O reino de Deus altera a nossa forma de pensar e viver. Um novo conjunto de valores muda nosso passado, presente e futuro. O reino é o governo de Deus em nossa vida, e isso nos motiva a um viver diferente. É para ser diferente, não estranho!

Jesus disse: “Você é sal para dar sabor ao mundo que o cerca!” É para isso que serve o sal. O sal na medida certa na comida a deixa saborosa e faz a diferença.

O mundo em que vivemos não tem sabor. Pelo menos, não o sabor de uma vida plena. Jesus disse que Ele veio para dar vida e vida em abundância (Jo 10:10). A maioria não sabe o que é isso. Temos à nossa volta gente que não conhece a verdadeira alegria. Alguns vivem no meio do desespero de uma vida vazia.

O Sermão do Monte é o manifesto do reino de Jesus, as intenções de Seu governo. Nesse trecho das Escrituras, aprendemos que em Cristo temos tudo o que precisamos para uma vida plena. Entendemos que a vida consiste em ser feliz Nele. E que existimos para dar gosto ao desgosto do mundo.

Para mim, o melhor título para esse sermão sem igual seria: “Viva a diferença em Cristo.” Naquele monte, Jesus oferece um estilo de vida totalmente oposto ao sistema do mundo. Ele espera que você hoje se espalhe como “sal” para mostrar em qualquer lugar a diferença que o evangelho fez em sua vida.