Quinta-feira
10 de janeiro
A voz da consciência
Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o.” Isaías 30:21

Devido ao abdômen claro, oval e parecido com um amendoim descascado, a aranha papa-tatuzinho é facilmente reconhecível. Ao contrário da maior parte das aranhas, ela só tem seis olhos. As oito pernas são vermelhas. Entre as mais de 40 mil espécies de aranhas, é uma das maiores predadoras, pois tem presas longas.

Ela não gosta de ser perturbada. Por isso, prefere lugares frios e escuros como montes de folhas e outros locais sossegados. Ao contrário das aranhas que usam a teia para atacar suas presas, a papa-tatuzinho sai do ninho à procura de alimento. Seu prato predileto é o tatuzinho. A papa-tatuzinho é a única aranha que consegue pegá-lo, por causa de suas presas. Ela quase sempre o ataca por baixo ou quando o tatuzinho muda de pele.

Para auxiliar sua péssima visão, ela tem sensores em seus pedipalpos, que são como antenas localizadas próximas à boca. A papa-tatuzinho sente as vibrações do ambiente e acerta o tatuzinho no escuro.

Cada um de nós tem sensores na mente. Nós os chamamos de consciência. Ela atua no cérebro, por meio de mensagens processadas pelos neurônios. Os cerca de 100 bilhões de células nervosas do cérebro funcionam em conjunto para administrar todo o nosso organismo, inclusive a consciência.

A consciência é a capacidade de julgar as próprias ações e de conhecer a si mesmo. Sabe quando algo parece estar dizendo: “Bem que você poderia fazer as pazes com seu irmão ou com sua irmã”? Ou “Não faça isso!”? Só ouvimos essa voz quando temos uma boa consciência. Ela emite um alerta de Deus quando nos confrontamos com algo contrário à Sua vontade. É Ele quem fala aos nossos ouvidos. Não estamos vendo ninguém, mas sentimos as “vibrações”.

Quando não é atendida, essa voz se torna tão fraquinha que chega a sumir. A pessoa desobedece a Deus, magoa o próximo e não sente tristeza ou culpa. A consciência enfraquece e pode se fechar totalmente à voz do Espírito Santo. Cultive uma boa consciência, lendo, ouvindo e obedecendo à Palavra de Deus. Assim, mesmo no escuro, você vai ser guiado por Ele.