Domingo
04 de dezembro
A voz do Pai
E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de Seu Filho ao coração de vocês, e Ele clama: “Aba, Pai”. Gálatas 4:6

O amor entre pais e filhos é algo maravilhoso. O vínculo familiar estabelece confiança e desenvolve uma afinidade fundamental para a vida. Só o amor de Deus pode se comparar a esse tipo de relacionamento. Na Bíblia, encontramos vários exemplos de laços afetivos entre pais e filhos: Abraão e Isaque, Jacó e Benjamim, entre outros. 

Pais e filhos que têm intimidade conseguem se comunicar mesmo em meio à multidão. Eu (Ailton) tive o privilégio de viver momentos em que pude transmitir confiança aos meus filhos usando apenas a voz. Em certa ocasião, houve uma queda de energia repentina em nossa casa. As crianças estavam longe de mim e da minha esposa naquele momento. Eles eram bem pequenos na época, e isso contribuiu para que o apagão gerasse susto e medo. Dava para ouvir vozes de choro vindo de algum canto da casa. 

O choro deles durou até eu falar: “O papai está aqui, o papai está aqui!” Nunca proferi uma frase tão milagrosa quanto essa. Na mesma hora, o tom do choro mudou. Eles começaram a se guiar na direção da minha voz e, pouco a pouco, foram tateando no escuro até tocarem em mim. 

Lembro a forma carinhosa como me abraçaram. Eles se sentiam seguros comigo, mesmo no escuro. Se a voz de um pai humano pode transmitir tanta confiança, o que a voz do Pai celestial não poderia fazer em nossas tentações ou provações? Certamente daria muito mais conforto e segurança. O problema é que nem sempre estamos dispostos a ouvir a voz Dele. 

Em Gálatas 4:6, o apóstolo apresenta a vontade divina de ter um relacionamento mais próximo conosco. O Senhor não quer que O chamemos apenas de Pai, mas de Paizinho (essa é uma boa tradução para a expressão aramaica Aba). Deus deseja que tenhamos confiança Nele e que dediquemos tempo para estar em Sua presença. Isso é muito importante para nós, especialmente em momentos de dificuldades. Na escuridão, um filho sabe identificar a voz do pai e sente-se seguro com ela. 

Como tem sido o seu relacionamento com o Pai supremo? Se Deus falar, você saberá que é a voz Dele? Para que haja intimidade, é necessário haver comunhão. Ouça sempre a voz do Pai. Quando faltar luz na sua vida, você saberá qual é voz de Deus.