Certa vez, um amigo nos falou uma frase interessante: “Você sabe quem chama mais atenção? Não é quem fala mais alto nem quem ostenta riqueza ou poder. Chama atenção quem sangra mais.” Sangrar por uma causa é algo que impressiona. Isso é uma grande prova de abnegação.
O dicionário Aulete define abnegação da seguinte maneira: “Ato ou disposição que se caracteriza por um desprendimento dos próprios desejos ou necessidades em prol de uma pessoa, causa ou princípio; altruísmo.”
Essa definição parece descrever o próprio Cristo. Deus nos chamou para servir de maneira abnegada e amável. A partir do exemplo do Mestre, nunca deveríamos perguntar quem manda, mas como podemos servir. O apóstolo Paulo escreveu algo sobre isso: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-Se, mas esvaziou-Se a Si mesmo, vindo a ser servo, tornando-Se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-Se a Si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! ” (Fp 2:5-8). Com abnegação absoluta e disposição para servir, Cristo abriu mão de tudo; e nós, seres humanos fracos e pecadores, jamais entenderemos esse gesto.
Por meio da cruz, Jesus quis atrair a atenção da humanidade. A cruz é o ponto central da missão de Cristo. Ele não prometeu libertação política nem vantagens terrenas. Muitas pessoas gostam de chamar atenção por meio de posições de destaque na sociedade, ainda que passageiras. Querem evitar o sacrifício a qualquer preço. A cruz, no entanto, tem o poder de atrair por ser um símbolo de entrega total em favor do semelhante. Jesus afirmou: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9:23, ARA).
Não há caminho para o Céu que não passe pelo Calvário. O ser humano, naturalmente, quer evitar todo o tipo de cruz e perseguir todo tipo de glória. Como somos diferentes de nosso Salvador! Pense nisso.