Já parou para pensar qual parte de seu corpo você considera mais importante? De qual você sentiria mais falta se a perdesse? Os braços? As pernas? As mãos? Certa vez comecei a imaginar como seria a minha vida se, por algum motivo, perdesse um dos meus membros. Eu sofreria mais com a perda de qual parte? Analisei e concluí que sofreria muito se hoje perdesse a visão.
Segundo alguns médicos, o olho é um órgão “imperial” ou “soberano” do corpo humano. Eu acredito que isso seja verdade. Há muitos benefícios que vêm do dom da visão. Citarei apenas alguns: percepção de luz, formas e cores, bem como a percepção do movimento ou da direção. Por causa da visão, nos afastamos do perigo, reconhecemos nossos amigos, apreciamos as belezas naturais deste mundo e percebemos o amor que é retratado em sorrisos, olhares e paisagens.
Nossos olhos também são importantes porque têm sua própria “linguagem”. É possível identificar como o outro está se sentindo pela expressão nos olhos. Se estamos preocupados, nossos olhos muitas vezes olham com desinteresse. Quando estamos tristes, eles choram. Se estamos assustados ou com medo, os olhos ficam bem abertos e parecem agitados. Quando estamos felizes, eles ficam mais brilhantes e, quando estamos apaixonados, eles se fixam na pessoa amada que estamos vendo ou em quem estamos pensando.
Mas há uma missão muito importante para nossos olhos: enxergar de fato nossos irmãos e irmãs, suas dores e necessidades. Além de enxergar, devemos agir. O apóstolo João nos diz que, se afirmamos viver no amor de Deus, devemos viver como Ele viveu (1 João 2:5, 6). Jesus enxergou as necessidades das pessoas ao seu redor. Então, Ele procurou saciar a sede delas e curar suas dores, até mesmo realizando milagres. A igreja deve ser o lugar mais agradável do mundo, um lugar onde as pessoas se sintam vistas, amadas, respeitadas e valorizadas. É isso que o Senhor espera de nós. A igreja deve estar onde há a maior manifestação de Seu amor.
E essa é nossa missão: enxergar uns aos outros e compartilhar, em ações piedosas, o amor maravilhoso que desceu para nos tocar. Esse amor é Jesus Cristo!
Esteja disposta a ser usada pelo Senhor na revelação de Seu amor aos outros.
{ Carmem Virgínia dos Santos Paulo }