Um bicho fora do sério. Isso é o que se pode dizer do tamanduá. A cabeça é magrinha e parece um tubo afilado. Não tem dentes mas, em compensação, tem uma língua de quase 40 centímetros de comprimento. As orelhas são pequenas e os olhos são miúdos como bolinhas de gude. As mãos têm quatro garras e os pés, cinco. Por causa das garras das mãos, que são tortas, ele não consegue andar direito e faz isso aos tropeções. Para ficar em pé precisa do auxílio da cauda.
Além de formigas e cupins, o tamanduá-bandeira, o maior brasileiro dessa turma (1,10 metro a 1,30 metro) também gosta de ovos de aves. Para comer cupins, destrói a casa dele aos tapas. Comer formigas é mais fácil ainda: aproveita as chaminés dos formigueiros e enfia lá dentro a língua gosmenta. As formigas, curiosas, sempre se deixam enganar e sobem nela aos montes. É só puxar e engolir. O tamanduá-mirim (60 centímetros), além de formigas, é um papa-mel. Já o tamanduaí, o anão da família, é meio parecido com uma ratazana, do focinho à base da cauda. Vive em árvores e dificilmente desce ao chão.
O bandeira é o mais conhecido, especialmente pelo hábito de receber com os braços abertos, tanto os amigos como os inimigos. Acontece que o efeito do abraço é o mesmo. O bicho desconhece a fragilidade alheia e ao mesmo tempo em que aperta com os braços, finca as fortes garras nas costas do bobo.
Apesar de lento e dócil, o tamanduá-bandeira é feroz quando atacado. Em lutas com onças, há relatos onde ambos, predador e vítima, são encontrados sem vida, no abraço mortal. Às vezes me pergunto se Labão, ao abraçar Jacó, já tinha algum plano maldoso para aquele jovem desnorteado e fugitivo. De qualquer modo, as boas-vindas de Labão foram uma armadilha para Jacó, um “abraço de tamanduá”. A ambição levou-o a explorar o sobrinho o quanto pôde.
Ao relatar a separação do sogro “esperto” e do genro enganado, a Bíblia diz que anjos saíram ao encontro de Jacó. De Labão, porém, diz apenas que ele voltou para casa, de mãos vazias (Gênesis 31:55; 32:1). Deus não deixou Jacó sob a opressão do tio. Abraço de tamanduá é trair a confiança de uma pessoa ou ser desleal. Seja leal e sincero para sempre. Anjos se encontrarão com você.