Sábado
21 de outubro
Abre-te, Sésamo?
E tudo o que vocês pedirem em meu nome Eu farei. João 14:13

Diante da gruta cheia de tesouros, Ali Babá pronuncia a expressão mágica: “Abre-te, Sésamo”. No antigo conto árabe, essa frase abre a porta do lugar em que os 40 ladrões esconderam suas riquezas.

Para também ter acesso aos ricos tesouros do Céu, em geral, grande parte dos cristãos finaliza suas orações com a expressão “em nome de Jesus”. Em realidade, esse costume é resultado da interpretação do versículo de hoje, no qual o Senhor indica que todas as preces feitas em seu nome serão atendidas pelo Pai. Então isso significa que todos os pedidos encerrados com essa expressão serão atendidos, como se fosse um “abre-te, Sésamo”? O que Jesus quis dizer de fato ao nos ensinar a orar em seu nome?

Orar “em nome de Jesus” significa que, por si mesmo, o ser humano não tem condições de se apresentar diante de Deus. Existe uma imensa porta entre entre nós e o Pai, construída por nossos pecados. Jesus é a única “senha” que pode remover de diante de nós o obstáculo que impede nosso acesso ao Céu. Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14:6).

De acordo com Ellen White, “no nome de Cristo […] o Senhor perdoa aos que o temem. Não vê neles a maldade do pecador. Neles reconhece a semelhança de seu Filho, em quem eles creem” (O Desejado de Todas as Nações, p. 667, adaptado). Orar em nome de Jesus é ser tratado por Deus como se fôssemos o próprio Cristo.

Isso só é possível quando, de fato, recebemos Jesus e nos revestimos de sua vida santa: “Orar em nome de Cristo significa […] que aceitamos seu caráter, manifestamos seu espírito e fazemos suas obras. A promessa do Salvador é dada sob condição. […] Ele salva os homens, não em pecado, mas do pecado; e os que o amam manifestarão seu amor pela obediência (ibid., p. 668, adaptado).

Portanto, orar em nome de Jesus de verdade é sempre pedir o que Jesus pediria se estivesse em nossa condição. Essa expressão não tem nada que ver com a magia de um “abre-te, Sésamo”. Significa permitir que a vida de Jesus seja nossa e confiar nele como nosso representante. É assim que o nome de Cristo se torna para nós a senha para os tesouros de Deus. Em nome de Jesus, hoje, derrube a porta do pecado e, de graça, aproprie-se dos ricos tesouros da salvação.