Passei o último verão em casa, sozinha. Meu esposo estava no acampamento de verão, servindo como pastor jovem. Minha filha adolescente também estava fora. Passei a maior parte das noites na sala, dormindo no sofá e deixando o telefone celular e uma lanterninha perto de mim.
Honestamente, não gosto de ficar no escuro. Tudo, no escuro, parece diferente e maior do que no claro. Se você tem filhos, ou se recorda da sua infância, sabe que uma cadeira pode ser um enorme monstro; uma lâmpada de mesa, um animal faminto; e as sombras da janela, feiticeiros malvados. Uma lâmpada que fica acesa a noite inteira ou uma vela pode espantar a escuridão, mas não ilumina cada cantinho do cômodo – especialmente não sob a cama. Com luz, uma criança pode dormir em paz.
Nem Deus gosta das trevas. Uma das primeiras coisas que Ele criou, do nada, usando apenas palavras, foi a luz. “Disse Deus: ‘Haja luz’, e houve luz. Deus viu que a luz era boa” (Gênesis 1:3, 4). Deus nunca disse que as trevas eram boas. Desde o princípio, passando pela Bíblia inteira, a escuridão sempre foi a personificação de tudo o que se opõe a Deus. Por outro lado, a luz sempre esteve a serviço de Deus.
Às vezes, com tudo o que anda acontecendo ao nosso redor cada dia, nosso mundo parece um lugar muito escuro. Na verdade, quer sejamos testemunhas, quer vítimas, há momentos em que nossa vida pode parecer muito tenebrosa, mesmo do lado de fora, à luz do dia.
Por intermédio de Jesus Cristo, Deus iluminou este mundo escuro com um brilho inextinguível: “Falando novamente ao povo, Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’” (João 8:12).
Jesus não disse: “Eu posso trazer ou acender a luz para você.” Ele foi muito claro em Sua afirmação quando disse: “Eu sou a luz do mundo, a luz da vida.” Jesus é a Luz da vida. É importante relembrar que a luz de Jesus não remove toda e qualquer sombra da nossa vida, mas Ele pode trazer paz suficiente que permita o descanso para os filhos de Deus.
Nunca hesite em se voltar para Jesus, a Luz da vida. Faça isso hoje, e não se preocupe com a conta da energia elétrica porque a luz da vida, em Jesus Cristo, é gratuita.
Aleksandra Tanurdzic