Terça-feira
09 de março
Achados e perdidos
Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado. Lucas 15:32

Você já perdeu algo valioso? Perder documentos, dinheiro, celular ou as chaves do carro pode nos trazer grandes complicações. Algumas coisas as perdemos e ignoramos, outras tiram nosso sono e são procuradas em todos os lugares, pois podem causar grandes prejuízos financeiros ou emocionais.

Os objetos passam a ser importantes para nós por sua utilidade, valor ou significado afetivo. Lembro-me de haver perdido algumas coisas que nunca mais achei, mas que permanecem claras em minha memória. Certa vez perdi uma Bíblia que me havia sido dada por minha avó em meu aniversário. Até hoje sinto ter perdido esse livro tão importante e cheio de valor sentimental para mim.

Procurar desesperadamente por algo é muito ruim. Perguntamos várias vezes às pessoas se elas viram o objeto perdido, pedimos ajuda e voltamos a vasculhar lugares antes visitados. No entanto, quando encontramos o que procuramos, que alívio!

A Bíblia conta algumas parábolas sobre achados e perdidos. Em Lucas 15, temos uma sequência de histórias de perda: um animal (ovelha), um objeto (moeda) e, por fim, uma pessoa (o filho pródigo). O valor de cada um deles era tamanho que, quando foram encontrados, foram motivo de grande comemoração.

Deus também se identifica com nossa dor quando perdemos algo ou alguém, porque Ele também sofreu uma grande perda. Desde que o homem se perdeu, o Senhor está à nossa espera, assim como o pai do filho perdido esperava por ele. E Deus tem nos buscado, assim como foram buscados a moeda e a ovelha perdida. Você consegue ouvir Jesus batendo à porta do seu coração? Todas as vezes que sentimos nosso coração arder por Deus, isso é prova de que Ele não desistiu de nós e é capaz de salvar quem deseja ser salvo.