Quando comecei a manusear a mistura de água de arroz, seu odor ácido e forte me atingiu como um “tapa”. Ela estava de molho havia alguns dias e agora eu duvidava do conselho do vídeo sobre cuidados com os cabelos. Como algo tão ácido poderia ser bom para meu cabelo?
Uma colega da área científi ca me explicou que alguns ácidos são realmente úteis. O ácido clorídrico, por exemplo, mora no nosso estômago. Ele ajuda na digestão, por meio da decomposição dos alimentos. A vitamina C, ou ácido ascórbico, é boa para a pele, para as gengivas e para o sistema imunológico. Até mesmo o vinagre tem seus usos de preservação. A explicação da minha colega me levou a pensar que até mesmo circunstâncias desagradáveis, como alguns ácidos, têm seu lugar e função em nossa vida.
Assim como em minha experiência com a água de arroz, podemos nos deparar com situações que “cheiram mal”. Questionamos a utilidade delas para nossa experiência cristã. Senhor, que bem poderia resultar disso?
A viúva de 2 Reis, capítulo 4, estava prestes a perder sua casa e seus dois filhos, mas foi essa calamidade “ácida” que edificou sua fé e a confiança em Deus. Ela e seus filhos puderam permanecer na casa. Os efeitos do pecado, da rebelião e da perda podem nos ajudar a nos tornarmos mais disciplinados espiritualmente. As dívidas podem despertar a criatividade e a fé que não sabíamos que tínhamos. A traição pode aguçar nosso foco em Deus e em Sua fidelidade. Os erros pessoais nos ajudam a ser humildes e gentis ao lidar com os outros.
A água de arroz funcionou. Meu cabelo fi cou incrível. Com o tempo, embora não imediatamente, vi evidências de crescimento e brilho. Da mesma forma, podemos aprender muito com as provações, se prestarmos atenção. Elas são enviadas para transformar e não para destruir. Davi, no Salmo 119, observou que suas aflições o levaram a aprender sobre as leis de Deus. Nosso Pai sabe exatamente a quantidade certa de “ácido” que pode ser aplicada em nós. Em 1 Coríntios 10:13 está escrito que Deus não permitirá que passemos por provas que não possamos suportar.
Se você estiver passando pelo que parece ser uma provação ácida, continue confiando. Sinta-se encorajada pelo fato de que Deus pode usar o que parece desagradável para restaurar, reparar, rejuvenescer, crescer e preservar. Os planos de Deus para nós são maravilhosos.
Judelia Medard-Santiesteban