No livro More Than Mountains [Mais Que Montanhas], Todd Huston conta sua história de superação, desafios e vitórias nas montanhas dos Estados Unidos. Ele é um exemplo de fé e coragem, pois, mesmo tendo apenas uma perna, conseguiu escalar 50 montanhas.
Aos 14 anos, Huston ficou sem sua perna em um acidente de esqui aquático. Porém, sua debilidade física não o impediu de alcançar elevados sonhos. Ele escreveu: “O homem não está pronto para a aventura a menos que se livre do medo, pois o medo o confina e limita seus alvos.”
Todd colocou no coração o alvo de escalar o pico mais alto de cada um dos 50 estados norte-americanos. Ele conseguiu escalar todos os 50 picos em 66 dias, 22 horas e 47 minutos, batendo o recorde mundial anterior, que tinha sido de 101 dias. Ele conta que a subida mais difícil foi a do monte McKinley, que fica na Cordilheira do Alasca, a quase 7 mil metros de altitude, considerado o ponto mais alto da América do Norte. A montanha permanece continuamente coberta com uma camada de neve e gelo.
Ao ser entrevistado com a pergunta: “Como você foi capaz de escalar todas aquelas montanhas?”, Huston respondeu: “Se ficar olhando para suas aflições ou ferimentos e ficar focado neles, você viverá em função disso. Se o seu foco estiver no Senhor, Ele vai ajudá-lo a superar tudo aquilo.”
Na Bíblia, encontramos uma postura semelhante na vida de Calebe, um dos 12 homens enviados por Moisés para espiar a terra de Canaã. Mesmo vendo gigantes e cidades fortificadas, Calebe não desanimou. Com a idade de 85 anos, demonstrou plena confiança em Deus ao dizer: “Dê-me agora este monte de que o Senhor falou naquele dia” (Js 14:12, NAA). Que coragem impressionante! Calebe não temeu “subir” a montanha, pois confiava na proteção do maior alpinista do Universo.
Montanhas ou montes simbolizam obstáculos e dificuldades que enfrentamos na vida. Talvez a sua “montanha” seja um problema familiar, dificuldade financeira, timidez ou uma tentação em particular. Assim como Huston e Calebe venceram os desafios, apesar de todas as suas limitações, você também pode vencer. Não tenha medo! Com fé e determinação, você pode chegar mais longe e subir acima das nuvens.