Era alta madrugada enquanto eu dirigia ao lado de minha esposa. Estrada vazia, retas que pareciam intermináveis, silêncio no carro e poucas horas de sono formavam o conjunto fatal para um descuidado cochilo.
Não deu outra: dormi. Os poucos segundos com os olhos fechados foram interrompidos pelo barulho e o balanço abrupto do carro depois do choque dos pneus com os “olhos de gato” da pista.
Em alta velocidade, o carro ia de encontro ao paredão de pedra do outro lado da estrada. Virei o volante o mais rápido que pude, e o carro rodou, chegando a ficar em duas rodas, mas escorou em um pequeno monte que separava a estrada de um precipício e parou milagrosamente sem que ninguém se ferisse.
Dirigir com sono é muito perigoso e pode ser fatal. Na viagem para o Céu, a sonolência espiritual também é extremamente arriscada. Você sabe o que fazer para se manter acordado na fé e não cochilar na preparação para a volta de Jesus?
A primeira coisa é ter uma vida “dedicada a Deus” (Tito 2:12). Buscar o Senhor de todo o coração e praticar seus mandamentos com alegria é a base da vida de alguém que está se preparando para encontrar-se com Jesus.
É preciso também reconhecer que somos pecadores e carecemos da graça de Deus (Romanos 3:23). É só com esse entendimento que recorremos a Jesus e recebemos perdão e salvação. Além disso, o preparo para o retorno do Senhor envolve o cristão em uma grande batalha contra si mesmo. O apóstolo Paulo diz: “Se, pelo Espírito de Deus, vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente” (Romanos 8:13).
Enquanto muita gente vive “fazendo carinho” em seus pecados e deixando-os escondidos em recantos do coração, o conselho inspirado é para que matemos a maldade que mora em nós. Quem está se preparando para o retorno de Jesus, pela graça de Deus, aprende a desenvolver nojo ao pecado e sente um desejo ardente de se livrar dele.
Mais acordado do que nunca, depois de um susto terrível, saí do carro e olhei para o monte que havia salvado nossa vida. Percebi que bem no alto dele havia uma cruz. Durante os mais de mil quilômetros seguintes, viajei pensando na cruz, e o sono não atrapalhou mais minha viagem. Viva pensando na cruz, e você ficará bem acordado em sua trajetória para o Céu.