Sexta-feira
08 de junho
Acorde!
Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha. Provérbios 10:5

Dormir quando deveria estar trabalhando é uma atitude que pode levar qualquer pessoa à falência. Porém, por trás desse conselho, há um princípio poderoso para a vida espiritual. Não podemos dormir na hora do trabalho para o Senhor.

Quero convidar você para fazer uma viagem no tempo até o jardim do Getsêmani no ano 31 d.C. Lá estão Jesus e alguns dos discípulos. O Mestre os convida para orar e também vai fazer o mesmo sozinho um pouco mais à frente. A situação é tensa, mas os discípulos parecem não perceber isso.

Se você olhar a cena de fora vai ver um homem suando sangue, angustiado e sofrendo, enquanto outros homens dormem tranquilos na relva, despreocupados com o que ocorrerá em seguida. Sem conhecer o contexto, poderíamos pensar que o homem que está suando sangue, Jesus Cristo, não tem a tranquilidade da confiança em Deus, enquanto os homens que dormem confiam na providência divina. Mas não é isso que está acontecendo. Aquela não era hora de dormir, mas de orar.

Pouco tempo depois de Cristo pedir que os discípulos orassem, o motivo ficou claro: Jesus foi preso e seria interrogado e torturado pelos líderes judeus. E os discípulos? Fugiram e se esconderam, cheios de medo de serem capturados. Por sua vez, Cristo estava sereno em meio às tribulações. Os discípulos dormiram na hora em que deveriam ter buscado força do Alto para enfrentar o que viria.

Existe tempo para tudo. Por exemplo, a infância, adolescência e juventude são fases em que a pessoa deve se concentrar mais nos estudos. Se você estiver em alguma dessas fases, faça bom uso do tempo, porque ele não vai voltar.

Quanto à preparação espiritual, o tempo em que vivemos nos mostra que é hora de orar, estudar a Bíblia e crescer na graça. Aqueles que “dormirem” nesse ponto, correm o sério risco de, ao acordarem, terem perdido o tempo da salvação. Com lamento, terão que dizer: “Passou a época da colheita, acabou o verão, e não estamos salvos” (Jeremias 8:20). Que essa não seja sua realidade! Não é hora de dormir! É tempo de trabalhar!