Não dá para caminhar muito tempo ao lado de alguém sem acordos estabelecidos. Quando Deus propunha uma relação de amor e fidelidade entre Ele e Seu povo, geralmente isso era simbolizado por meio de uma aliança. É disso que se trata o texto de hoje. Caminhar ao lado de Deus não é algo ocasional. É preciso compromisso. É assim também nas relações humanas, especialmente durante o namoro, em preparação para o casamento. Aqui vai uma lista de temas sobre os quais é necessário fazer acordos antes de dar o passo de casar. São conversas cruciais que podem evitar muitas dificuldades no futuro.
1. Finanças: uma das principais causas de divórcio é o dinheiro. É preciso conhecer a forma como o outro se relaciona com isso. Ela é econômica? Ele é mão-aberta? Ela recebeu educação financeira na infância? Os pais dele tinham problemas nessa área? Já trabalham? Quanto ganham? Quanto imaginam que precisarão para viver? Como vão dividir as despesas? Têm dívidas?
2. Família: o princípio bíblico é claro. Antes de casar, é preciso ter independência. É preciso romper o cordão umbilical. É preciso sabedoria para se aproximar e para se afastar. Ele é muito apegado aos pais? Ela é filha única? Como vai ser o Natal? Com que frequência vão visitar os pais? Vão morar perto? Há alguma tradição familiar?
3. Filhos: para alguns é um sonho; para outros, um enorme desafio. Não há regra, mas deve haver consenso. Querem ter filhos? Se sim, quantos? Quando? Como serão os primeiros anos da educação? Como lidariam com a possibilidade de não conseguir engravidar? Adoção é uma opção?
4. Futuro: ninguém tem controle total sobre os caminhos da vida, mas é preciso sonhar e compartilhar os sonhos. Onde sonham estar daqui a cinco ou dez anos? Onde sonham morar? Quais os planos de estudo? Ela sonha morar no exterior por um tempo? Ele quer concluir o doutorado antes dos 35 anos?
5. Fé: a crença que você abraça afeta diretamente as questões anteriores. Essa deveria ser a primeira conversa. Que igreja vão frequentar? Que ministério vão compartilhar como casal? Como será a cerimônia de casamento? Quais serão as rotinas espirituais da família?
Analise essas questões. Afinal, como duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?