Sexta-feira
05 de julho
Adesão gratuita: Sério?
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus. Efésios 2:8

Era aquela época do ano novamente, quando as agências de seguros de saúde anunciam várias vezes na TV e bombardeiam as caixas de correio com folhetos e livretos com declarações que explicam por que suas empresas são as melhores.
O prazo para tomar minha decisão se aproximava rápido. Eu precisava de seguro e precisava decidir logo. Analisei vários planos de saúde e, finalmente, decidi por um que achava ser o melhor para atender às minhas necessidades. Uma representante da empresa agendou uma reunião para me explicar vários detalhes.

– Gosto deste – informei.

Ela me perguntou qual era a razão da minha escolha. Então respondi que, embora as taxas hospitalares diárias fossem altas, o plano tinha um prêmio mensal baixo, taxas razoáveis para os principais especialistas dos quais eu precisava e uma associação mensal gratuita para uma academia chamada Silver Sneakers. Que barganha! Adesão gratuita para a academia! Como estava me esforçando para ser saudável, não tinha desculpas para não visitar a academia quantas vezes quisesse, especialmente porque estava a apenas oito quilômetros de distância. Eu me inscrevi no plano.

Fiquei ansiosa quando meu cartão de saúde chegou. Tudo o que eu precisava fazer era passá-lo toda vez que eu visitasse a academia. Mas algo aconteceu. Todos os dias, eu encontrava desculpas para não ir: Está chovendo; está frio demais; estou cansada; não quero ir sozinha; irei amanhã. As semanas e os meses passaram gradualmente, e porque eu não aproveitava, a adesão gratuita era inútil. Outro pensamento me dominou: Deus me ofereceu o presente de Sua graça maravilhosa. Estou protelando todos os dias com desculpas para não aceitar e usá-la?

Embora eu saiba que Deus não me forçará a aproveitar o Seu dom gratuito, também sei que Ele é muito solícito e generoso para que, caso eu aceite, me garantir a adesão gratuita em Sua família e um lugar em Seu reino. Então aceito o Seu maravilhoso plano que está sempre disponível para mim. Mesmo em minha fraqueza, quando eu quero dar desculpas, Ele promete: “A Minha graça é suficiente para você, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim” (2Co 12:9).

Senhor, ajuda-nos diariamente a aceitar e usar o Teu dom gratuito da graça.

Vivian Brown