Domingo
12 de julho
Adoração
Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. João 4:23

Deus não precisa de nossa adoração. Nós é que precisamos adorá-Lo. No diálogo de Jesus com a mulher samaritana, a palavra adoração ocorre cerca de dez vezes. O Senhor enfatiza que Deus procura pessoas que O adorem “em espírito e em verdade”. Se Deus está procurando adoradores, então isso deve ser algo importante. Você não acha?

A cada manhã, todos os seres humanos, grandes e pequenos, jovens e idosos precisam decidir se darão a Deus a adoração que Ele merece. Para o restante da criação, a adoração é automática. Somente para a humanidade a adoração é uma escolha consciente.

Adoração é prestar uma homenagem ao Senhor. É reconhecer que Ele é Deus. Nesse ato sublime, chegamos maravilhados diante Dele para oferecer nosso reconhecimento e gratidão por tudo o que Ele é e faz.

A adoração é sempre uma iniciativa de Deus. Não é o pastor quem convoca a igreja para adorar. É Deus quem convida o adorador. Ele busca adoradores e os convida à Sua presença. Os salmos estão repletos de convites à adoração, chamados para um encontro com Deus. O povo de Deus deveria viver em expectativa para ir à presença do Senhor.

Infelizmente, muitos têm dispensado o privilégio de adorar a Deus na igreja. Preferem o conforto da própria casa à bênção de estar na presença do Senhor na companhia dos irmãos. Alguns até vão ao templo, mas passam a maior parte do tempo desligados do que está ocorrendo e desinteressados no culto. Concentram-se nos amigos e se esquecem do Amigo que nos recebe a cada reunião de adoração.

Muitos assumem a postura de consumidores. Sua expectativa é ouvir uma boa música, um grande sermão. Assim, o “culto” pautado pelo viés do entretenimento passa a ser uma espécie de produto que se adquire no mercado da fé.

No culto, porém, nada é para nós. Tudo é para Deus. Muita gente tem a audácia de dizer: “Não gostei do culto hoje!” Quem disse que a adoração é ofertada para algum ser humano? Quem tem que gostar é Deus!