Sábado
20 de maio
Adoração
Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. João 4:24

A adoração é a ponte que nos liga a Deus. Por meio dela, é possível romper a dimensão humana e entrar pela fé na presença divina. Você sabe o que significa adorar de verdade? O versículo de hoje nos dá algumas pistas importantes.

A primeira coisa que o texto revela é algo sobre a natureza de Deus. Jesus diz que Ele é Espírito, e isso significa que a presença dele pode ser percebida em qualquer lugar. Assim, você pode adorá-lo não só na igreja, mas também no seu quarto, na rua, na escola e no trabalho. Não é incrível isso?

O texto de hoje também destaca que Deus se preocupa com a forma como é adorado. O Senhor diz: “Os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade”. O verbo “dever” traduz a importância que Deus dá às formas estabelecidas na Bíblia, as quais devemos usar para lhe prestar culto.

Isso quer dizer que não podemos oferecer a Jesus aquilo que gostamos, como fez o ímpio Caim. O critério que devemos usar na adoração é a obediência ao que o Senhor estabeleceu.

No texto de hoje, Jesus diz também que é preciso adorar em “espírito”. E o que isso quer dizer? Essa palavra destaca o caráter emocional que deve estar envolvido no culto. Sentimentos como amor, alegria, contrição, entre outros, devem ser expressos reverentemente na adoração. No Antigo Testamento, essa característica estava prevista. Moisés orientou-nos a amar o Senhor de todo o coração.

Por fim, Jesus ensina que Deus também está buscando pessoas que adorem “em verdade”. Essa palavra enfatiza a necessidade de nos aproximarmos de Deus com entendimento. O Senhor se revelou a nós por meio de sua Palavra. É imprescindível, portanto, que a conheçamos bem para melhor nos relacionarmos com Ele.

A verdade também alinha nosso pensamento ao de Deus, de modo que o culto de nossa vida diária passa a refletir o próprio caráter divino. O conceito de verdade está refletido na orientação de Jesus: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus […] de todo o teu entendimento” (Lc 10:27).

Deus está procurando verdadeiros adoradores. Se você deseja ser um deles, permita que o Espírito Santo transforme sua vida. Assim, independentemente do lugar em que esteja, você irá apresentar um culto aceitável ao Senhor.