Quarta-feira
25 de agosto
Advérbios de Deus
Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Tiago 5:17

Na língua portuguesa, o advérbio é uma classe de palavras que tem como função modificar o sentido de um verbo, adjetivo ou outro advérbio. Por exemplo: “Ele orou fervorosamente”. A palavra “fervorosamente” está modificando o sentido do verbo orar, sendo, portanto, um advérbio. O que isso tem a ver com a vida cristã?

Ao longo da Bíblia, Deus nos dá orientações sobre o que temos de fazer a fim de viver conforme Sua vontade. Em Deuteronômio 11:13 e 14, por exemplo, Ele diz: “Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-O de todo o coração e de toda a alma, então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera.”

O Senhor promete dar a chuva no tempo adequado para que a plantação e a colheita sejam férteis, e o povo tenha o alimento necessário à sobrevivência; mas há uma condição. E nela encontramos um advérbio de Deus. Observe que Ele não pediu que o povo simplesmente obedecesse aos mandamentos. Deus esperava que eles o fizessem fielmente, ou seja, com atenção, cuidado e vontade. Assim, fica claro que o Senhor não aceita obediência sem fidelidade.

Essa promessa não se refere apenas ao povo de Israel, mas nos alcança também. Esperamos viver sem transtornos, colher o que plantamos e ter bons resultados em nossos esforços. Contudo, muitas vezes as coisas não acontecem da maneira como gostaríamos. Então nos perguntamos: “Por quê? Eu guardo os mandamentos e amo o Senhor; mesmo assim, não tenho recebido o esperado. O que está faltando?” Talvez estejamos nos esquecendo dos advérbios de Deus.

Veja outro exemplo: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6:33). Muitos buscam o Reino de Deus, mas não em primeiro lugar. Se não O buscarmos primeiramente, nada vai acontecer. O Senhor não aceita o segundo lugar. Assim, quando vivermos com integridade e fidelidade, colocando a Deus em primeiro lugar, todas as coisas nos serão acrescentadas. Faça o teste!