Você já cortou tomate e couve com uma faca cega? Podemos colocar toda força e apenas amassaremos o alimento. Nessa hora, algum objeto de ferro friccionado na lâmina da faca a deixa mais eficiente.
No verso de hoje, Salomão afirma que isso também acontece com nosso caráter: ele é afiado na interação com outros.
É curioso que, muitas vezes, as divergências abrem caminho para a identificação de problemas maiores, para a necessidade de comunicação honesta e aberta e para a descoberta de soluções incríveis.
Bem que gostaríamos de estar livres dos conflitos e das adversidades. Mas eles são parte indiscutível da vida após o pecado. No entanto, Deus põe neles propósitos importantes para nos levar ao crescimento. Sem eles, provavelmente nos manteríamos na mesma estatura moral.
Como imediatistas, interpretamos as situações adversas e os conflitos, tirando conclusões erradas. A Bíblia ensina que, quando temos consciência do verdadeiro propósito dos conflitos e adversidades, podemos aproveitá-los como oportunidades para vencer nas mais devastadoras circunstâncias.
Há dois tipos de conflitos e adversidades: o que criamos ou ajudamos a criar, e o que é criado por terceiros ou por circunstâncias que não podemos controlar. Salomão fala de um propósito extraordinário nas adversidades e conflitos que fogem ao nosso controle. Seu propósito é retirar nossas arestas e defeitos para apresentarmos a Deus um caráter afiado com os atributos divinos.
Fugir de todos os conflitos não é bom. O casamento sem divergências, a relação pais e filhos ou o relacionamento profissional sem diferenças correm o risco de estagnarem.
Os conflitos não devem ser vistos como ameaças, mas ferramentas necessárias para resultados melhores em qualquer área da vida.
Conforme o verso, necessitamos da comunhão uns com os outros. Portanto, quanto mais aprendermos a lidar com divergências, sob uma perspectiva positiva e espiritual, mais conquistaremos o crescimento, e nossos relacionamentos ficarão fortalecidos.
Em vez de deixar que a diversidade de conflitos a desanime, pense nos benefícios e nas oportunidades que eles trazem. Afinal, sem o atrito que geram, não há como o caráter ser afiado. E você ainda está se preparando para o Céu, não é?