Domingo
28 de outubro
Álbum de casamento
Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. Provérbios 18:22

O dia do casamento é algo fantástico. Todas as pessoas estão bem vestidas, a igreja é ornamentada de maneira especial. Há pétalas de flores pelo chão e música bonita sendo tocada para deixar o ambiente mais agradável.

Em algum momento, começa um cortejo pelo centro do auditório. Entram o pastor que fará a celebração, os padrinhos e o noivo. Então, a porta da igreja se fecha. Em instantes, a pessoa mais esperada chegará: a noiva. Ela vem com seu vestido branco. Todos se levantam para vê-la passar. As mulheres comentam entre si a respeito dos detalhes do vestido. Tudo parece perfeito.

O pastor faz um sermão curto, mas muito bonito, com conselhos bíblicos para o casal. Há a troca de alianças e, finalmente, as palavras tão esperadas. Em um tom solene e feliz, o ministro diz: “Eu vos declaro marido e mulher. O que Deus uniu, não separe o homem.” É tudo muito lindo.

Como resultado de toda aquela festa, algumas semanas depois, fica pronta a lembrança mais palpável da cerimônia: o álbum de casamento. Na minha casa, ele fica guardado na sala, e é muito comum que minha esposa o entregue às visitas mais íntimas para que elas vejam. É muito bom rever as fotos e sentir novamente aquela emoção.

Deus deseja que aqueles sorrisos do dia do casamento sejam algo permanente ao longo da vida de casados. É verdade que os problemas chegam; mas, se o casal se entregar a Deus, as dificuldades não terão o poder de acabar com a felicidade do lar. Porém, a felicidade do lar é definida, em grande medida, antes do glorioso dia da cerimônia de casamento. Escolher bem o cônjuge é uma questão essencial da vida. É por isso que Salomão toca nesse assunto várias vezes nos provérbios.

Os critérios para se procurar alguém com quem se relacionar devem respeitar alguns princípios essenciais. Em primeiro lugar, um cristão namora pensando em casar. Não é do agrado de Deus que os jovens fiquem brincando com os sentimentos dos outros ou apenas se divertindo com o corpo alheio. “Ficar” não é uma opção para o cristão. Seu futuro cônjuge deverá amar a Deus acima de qualquer coisa, respeitar os pais e ter boas aspirações para o futuro. Orar sobre esse assunto desde já é o melhor que você pode fazer. Assim, os sorrisos registrados no álbum de casamento serão repetidos por toda a vida.