Domingo
10 de setembro
Alegria em doar
Deus ama quem dá com alegria. 2 Coríntios 9:7

Você já parou para pensar no que faria se ganhasse muito dinheiro? Tenho que confessar que penso nisso às vezes. Primeiro, eu separaria 10% para o dízimo, uma quantia adicional para as ofertas e mais um pouco para projetos de caridade ou de missão. Depois, eu ajudaria pessoas que poderiam se beneficiar um pouco (ou muito) de ajuda financeira. Mas, claro, os impostos também pegariam uma parte do meu dinheiro.

Sim, é divertido pensar no que faríamos com mais dinheiro, mas eu não tenho nenhum tio rico que possa me incluir no testamento dele e não vou ganhar na loteria, porque não jogo. Então o melhor que posso fazer é sonhar. Será? A verdade é que há outras maneiras de levar alegria aos outros.

Lembro-me de um Natal da época em que minhas duas irmãs mais velhas e eu éramos crianças. Minha família não tinha dinheiro para comprar presentes para nós. Minha mãe fazia nossas roupas, então sobravam alguns retalhos. Ela os juntou e fez aventais para nós – com certeza, com o coração partido. Mas nós amamos os nossos “aventais remendados” e ficamos tão felizes quanto ficaríamos se eles fossem de uma loja de marca! Com certeza nossa alegria foi uma bênção para ela.

O tempo também pode ser um grande presente. Quando meu marido, Ted, e eu nos aposentamos, depois de muitos anos trabalhando em nossos empregos e em nossa igreja, nós queríamos fazer algo pela nossa comunidade. O projeto Meals on Wheels (Comida Sobre Rodas), que levava comida para os moradores, estava começando uma nova rota que passava no nosso bairro; por isso, resolvemos nos inscrever para ajudar. Depois de sermos entrevistados e aprovados, outro casal nos mostrou qual seria nossa rota de entrega, a fim de que aprendêssemos aonde deveríamos ir e como proceder. Então ficamos por nossa conta.

Achamos aquele programa muito gratificante e passamos a entregar refeições uma vez por semana – pelos próximos quinze anos! Conhecemos muitas pessoas em nossa rota e passamos a nos preocupar com elas. Nós até recrutamos outras pessoas da nossa igreja para se juntarem ao projeto.

A última vez que Ted dirigiu um carro, pouco antes que o câncer o vencesse, foi para levar alimento aos outros.

Perto de nós, com certeza, têm pessoas e áreas necessitadas. Por que não encontrar alguma coisa que você possa fazer simplesmente pela alegria de doar? Lembre-se de que Deus ama quem dá com alegria.

{ Mary Jane Graves }