Todas nós temos oportunidades, todos os dias, de nos aborrecermos e nos sentirmos frustradas. Eu costumava ficar estressada e pensar: Eu ficaria feliz se meu marido nunca fosse rude e sempre me tratasse bem. Eu ficaria feliz se fosse promovida no trabalho. Eu ficaria feliz se meu filho se comportasse direito. Assim, todos os dias eu me deparava com circunstâncias que roubavam minha alegria. Esse estresse me deixava irritada, mal-humorada e sem dormir. Eu me esquecia de como era sorrir. Até que um dia li Filipenses 4:6, que diz: “Não fi quem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Foi aí que percebi que eu não deveria deixar que os outros influenciassem minha felicidade. Meu dever é apenas confiar em Deus para suprir as minhas necessidades diárias. Ele me guiará em todas as situações difíceis. Só preciso manter meu espírito alegre.
A alegria é algo que vem de dentro e afeta o semblante da pessoa. O autor de Provérbios 15:13 diz: “O coração alegre embeleza o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” Também diz: “Para quem está aflito, todos os dias são maus, mas a vida de quem tem o coração alegre é uma festa contínua” (v. 15). Citando Ellen G. White: “Os que em todas as coisas consideram a Deus o primeiro, o último e o melhor, são as pessoas mais felizes do mundo” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 83, 84). Eu continuo a ser feliz, não importa qual seja a situação,
porque confio na Palavra de Deus (ver Provérbios 16:20).
Quando eu via as coisas que aconteciam na minha vida sob a perspectiva divina, eu sentia felicidade e minha vida era uma festa contínua, mesmo em meio aos problemas. Logo, comecei a desenvolver um semblante alegre. É nosso privilégio como cristãs sermos as pessoas mais felizes do mundo e demonstrarmos essa alegria para aqueles que nos cercam.
Querido Pai, por favor, faça com que essas verdades se enraízem em nosso coração, para que possamos confiar na Sua bondade. Ajude-nos a saber que isso nos trará felicidade.
Esther Synthia Murali