Ana é apresentada no livro de 1 Samuel como uma mulher ansiosa, triste e amargurada. Aparentemente, sua angústia e infelicidade originavam-se no fato de que não podia ter filhos. É provável que sua ansiedade também decorresse da falta de confiança em Deus. De fato, esse cenário deprimente muda apenas quando ela encontra uma pessoa que a ouve e lhe dirige palavras de fé: o sacerdote Eli. Após ser incentivada por ele, a Bíblia menciona que Ana “seguiu seu caminho, comeu, e seu rosto já não estava mais abatido”.
Talvez a falta de fé seja um dos maiores problemas que enfrentamos. Afinal, temos dificuldade para enxergar o poder e a grandiosidade de Deus em meio às provações. Somente quando Ana resolveu permitir que Deus atuasse em sua vida, foi capaz de sentir paz e alegria.
Aprendi na prática como é importante confiar no Senhor. Meu marido foi diagnosticado com câncer na nasofaringe. Diversos exames foram feitos para descobrir o local exato do tumor, mas nenhum deles foi bem-sucedido. Às vezes, durante longas noites sem dormir, eu me via como uma pessoa sem fé, como alguém completamente diferente da mulher que imaginava ser. Não sabia orar, mas apenas chorar como Ana.
Em um determinado momento, o Senhor enviou alguém como o sacerdote Eli para me ouvir e confortar com palavras do Céu. Depois, descobrimos que o diagnóstico de meu esposo estava errado. Na verdade, seu câncer era menos agressivo e mais fácil de ser tratado. Não tenho palavras para expressar minha gratidão ao Senhor. Descobri com essa experiência que meu coração deve se alegrar em Deus independentemente da situação que estejamos passando.
Se quiser, você também pode encontrar essa alegria no Senhor. Talvez você esteja passando por dificuldades, tristezas e angústias; talvez esteja sentindo que ninguém neste mundo é capaz de entendê-la; e a única coisa que consegue fazer é chorar como eu e Ana chorávamos. Se esse é o seu caso, lembre-se de que Jesus a ama, entende e está agora mesmo ao seu lado para confortá-la e lhe dar alegria. Apenas confie!
Lucineide Lucena de Araujo Lima