Não é fácil esconder a alegria. Em geral, o coração alegre se revela em forma de risada. Uma conversa agradável regada a sorrisos sinceros é a melhor maneira de colocar a face em forma. Num bate-papo sorridente, movimentam-se 84 músculos faciais em média. Isso significa que quem ri com regularidade está preparando o rosto para expressar beleza por mais tempo.
Deus ama a alegria e deseja que seus filhos sejam felizes. É isso o que encontramos na Bíblia: “A alegria faz bem à saúde” (Provérbios 17:22). “Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria” (Romanos 15:13).
Não sabe nada sobre Deus quem pensa nele como alguém mal-humorado e carrancudo. Por conta dessa visão errada, há quem relacione santidade a cara feia e ar de superioridade.
Segundo Ellen White: “Os professos cristãos que se estão sempre queixando, e que parecem julgar que a alegria e a felicidade sejam um pecado, não possuem genuína religião” (A Ciência do Bom Viver, p. 251). Para Jesus, a alegria é assunto sério. Diante dele, a tristeza desaparece nos corações sinceros. As pessoas amavam estar com Cristo, pois Ele “era como uma corrente vivificadora, difundindo vida e alegria” (ibid., p. 20).
No versículo de hoje, por exemplo, Ele deixa claro que seu desejo não é que tenhamos felicidade pela metade. Jesus quer nos dar alegria total. Para isso, Ele apresenta a fórmula nos versículos anteriores: “Assim como o meu Pai me ama, Eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, Eu continuarei amando vocês, assim como Eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e Ele continua a me amar” (João 15:9, 10).
Nos textos acima, Jesus fala de amor e obediência. Com essas duas palavras conjugadas em nossa vida, podemos experimentar a alegria plena. A alegria do mundo, porém, é baseada em valores diferentes, como poder, riqueza e prazeres.
A pessoa que tem o coração preenchido com amor a Deus e oferece a Ele uma obediência voluntária recebe doses diárias de alegria verdadeira. O resultado aparece na face, que revela uma expressão contente e satisfeita em Cristo, sob quaisquer circunstâncias. Sorria, você está sendo abençoado!