Quarta-feira
15 de janeiro
AMADURECENDO NO CARBURETO
José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. Gênesis 39:1

Você já ouviu a expressão “esta banana foi amadurecida no carbureto”? Essa técnica, utilizada por alguns produtores, consiste em cobrir as bananas com uma lona de plástico, envolvendo-as com uma pedra de carbureto. Esse procedimento gera mudanças químicas e físicas que aceleram o amadurecimento da fruta. 

José também se viu forçado a amadurecer. Tente se colocar no lugar dele. Você acorda como o filhinho querido do papai, o mais amado e o único que tem uma túnica especial. Não muito tempo depois, você se dá conta de que foi traído por seus irmãos, vendido como escravo e está viajando em direção a um país desconhecido, longe do seu povo, distante da sua religião e sem notícias da família. 

As circunstâncias mudaram, e José também precisou mudar. Ellen G. White comenta que “em poucas horas, ele [José] aprendeu coisas que nem mesmo vários anos poderiam ter ensinado” (Patriarcas e Profetas, p. 174 [213]). Certamente foi em meio a lágrimas e dúvidas que ele fez um pacto com Deus: “Senhor, Deus de meu pai, seja comigo, nesta terra distante, e eu Lhe serei fiel.” Esse compromisso com Deus e a própria presença do Espírito Santo fizeram com que José suportasse o insuportável. 

Talvez hoje você esteja se sentindo como José. O mundo está desmoronando, e você ficou sem chão, seja por conta do fim de um relacionamento, da separação dos pais ou da perda de um ente querido. Algo que tenha muito significado para você. Lembre-se de que foi exatamente nesse momento que o Deus do pai de José Se tornou o Deus de José. Esse mesmo Deus quer Se tornar o seu Deus. 

O pacto que José fez com Deus não mudou as circunstâncias. Ele continuou escravo no Egito, longe do querido pai. No entanto, aquele pacto mudou José e a forma de ele encarar a nova situação. Podemos dizer que ele amadureceu de forma acelerada, no carbureto, mas amadureceu. 

Que tal começar o dia fazendo um pacto com Deus, de modo a amadurecer e se desenvolver em meio aos desafios da vida?