Terça-feira
05 de julho
Ameaças no jardim
Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas. Cântico dos Cânticos 2:15

Um jardim abandonado não ficará sempre belo. Não espere que um tesouro sem proteção permaneça em segurança. Se você não der corda no relógio, ele vai parar. Entendeu as metáforas? Vou explicar. De modo diferente de Deus, às vezes deixamos de valorizar o que temos. Por exemplo, o desejo de ter um carro novo pode levar alguém a descuidar do carro atual. A vontade de “andar motorizado” pode levá-lo a sentir vergonha da sua bicicleta. Um celular moderno faz o anterior parecer antiquado e inútil, não é? Na sociedade em que vivemos, é arriscado se deixar levar, sem perceber, pela tendência de descartar as coisas e as pessoas.

É verdade que ciúme e desconfiança são atitudes impróprias, mas não podem ser confundidas com cuidado amoroso e respeitoso, o qual sempre será bem-vindo. No texto bíblico de hoje, a sunamita expulsa as raposinhas que assediam seu lar e reafirma: “O meu amado é meu, e eu sou dele” (Ct 2:16). É como se ela estivesse dizendo para as outras mulheres: “Se você está em busca de alguém, procure em outro lugar!”

Além disso, ela chama o amado para a responsabilidade. Pede que ele fique perto e a proteja de pessoas mal-intencionadas. A sunamita não o considera seu dono, mas o vê como jardineiro da sua existência.

As raposas e as raposinhas estão soltas por aí e podem estragar as flores. Ao usar as metáforas “jardim fechado” e “florido”, ela está pensando na pureza sexual e fidelidade de um casal comprometido um com o outro. Ela está dando um recado do Céu para a proteção da família.

As raposinhas prejudicam o que foi plantado com esforço e dedicação. Então proteja a família que Deus lhe deu. Muitos não fazem isso porque, com o tempo, deixam de valorizar o que conquistaram. Oro para que esse não seja o seu caso. Se for, ainda dá tempo de resolver. Clame a Deus. Ele é perito em se livrar de convidados indesejados e em nos proteger de ameaças reais e potenciais. Ele vai cuidar de você e do seu lar como ninguém.