Domingo
27 de agosto
Amém
Em verdade vos digo. Mateus 17:20, ARA

Nos evangelhos, é comum, antes de falar algo bem importante, Jesus usar a expressão “em verdade vos digo”. Você sabia que essa frase é a tradução da palavra hebraica amen, originária do termo que usamos no fim das orações? Jesus gosta muito dessa expressão e a usou muitas vezes, inclusive em uma mensagem que enviou à igreja de Laodiceia.

É interessante que nessa carta, o Senhor se apresenta aos destinatários, usando “Amém” como uma espécie de título definidor de sua personalidade. Ele diz: “Ao anjo da igreja de Laodiceia escreva o seguinte: “Esta é a mensagem do Amém, da testemunha fiel e verdadeira, daquele por meio de quem Deus criou todas as coisas” (Apocalipse 3:14, itálico acrescentado).

Gosto de pensar nas cartas de Jesus às igrejas do Apocalipse como livros. Particularmente, quando vou comprar um, a primeira coisa que procuro saber é quem é o autor, sua autoridade e formação para escrever sobre o assunto. Porém, o “Autor” cujo título é “Amém” não deixa dúvida sobre sua sabedoria e capacidade para tratar com maestria o tema de sua obra.

“Amém” vem de uma a palavra hebraica que confirma uma declaração e indica a adesão de uma pessoa a uma ideia. Falar “amém” é dizer: “Eu acredito e quero que o que está sendo dito ou feito seja realidade em minha vida.” Em nossa língua, essa é sinônimo das expressões “verdadeiramente” e “assim seja”.

Jesus gostava de usar essa frase antes de seus discursos e resolveu se apresentar assim aos laodiceanos para deixar claro que sua palavra é verdadeira e plenamente digna de aceitação. É por isso que, na carta a Laodiceia, Ele disse, na sequência: “Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. […] São apenas mornos” (Apocalipse 3:15, 16).

Ao se apresentar como o Amém, Jesus queria deixar bem claro para os laodiceanos que eles deviam acreditar na verdade do diagnóstico que Ele fazia a respeito deles e na solução que apresentava. A mornidão espiritual daquelas pessoas era consequência da falta de fé na Palavra de Deus. Falavam “amém” da boca para fora, mas, no coração, não acreditavam no poder divino.

Jesus sabe de tudo a nosso respeito; por isso, Ele pode diagnosticar nossa condição e indicar a solução. Se sua vida espiritual não tem sido o que poderia, em verdade, digo que hoje Jesus pode e quer fazer um milagre em você! Amém?!