O historiador Leandro Karnal, em uma palestra para estudantes universitários, sugeriu um teste para alguém saber se as pessoas ao seu redor eram realmente amigas. Segundo ele, a melhor forma de saber se alguém de fato nos ama é quando contamos nossas vitórias. As derrotas da vida, as doenças, os fracassos conquistam a solidariedade das pessoas. Segundo o professor, quando contamos nossas vitórias a alguém e percebemos que essa pessoa ficou realmente feliz com nossa felicidade, então identificamos um amigo. Os outros ficarão com inveja ou incomodados com o sucesso alheio.
O teste é válido, mas existem outras formas de identificar um amigo de verdade. Como sugere o provérbio de hoje, podem existir muitos amigos ao redor. A palavra para “amigos” no original bíblico do versículo de hoje sugere que esses não são verdadeiros; estão a seu redor por puro interesse.
Jesus contou a história de um jovem que pediu a sua parte da herança e partiu para um lugar distante: “Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha. O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade. Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada” (Lucas 15:13-16, NTLH).
Aqui há outro teste para avaliar os verdadeiros amigos. Quando você tem algo a oferecer, muitos estão a seu redor. Quando você estiver precisando de ajuda, estarão com você apenas os amigos verdadeiros. No caso do filho pródigo, ele tinha muitos “amigos” enquanto havia muito dinheiro no bolso dele, mas nenhum amigo quando ele precisou cuidar de porcos.
Devemos valorizar os amigos verdadeiros e amá-los com sinceridade. Mas não podemos nos esquecer de que o amigo mais chegado que podemos ter é Jesus Cristo. Ele nos deu várias demonstrações de amizade verdadeira ao Se alegrar com nossas vitórias e estar conosco nos momentos mais difíceis da vida. Jesus é o melhor amigo que podemos ter.