Certa vez, um amigo me contou uma ilustração interessante para tentar mostrar o amor de Deus em Se revelar ao ser humano. Vou reproduzi-la com minhas palavras.
Imagine que você se mudou para um novo bairro de sua cidade. Ruas largas e limpas, casas grandes e jardins bem cuidados. Por algum tempo, foi muito bom morar ali, mas uma onda de violência fez com que o bairro começasse a ficar vazio. Aos poucos, as pessoas foram se mudando. Inicialmente, estava acontecendo em outras ruas; mas, de repente, seus dois vizinhos também foram embora. Você ficou sozinho na rua.
Um dia, você vê um caminhão chegando à casa ao lado da sua. Toda a mudança foi descarregada, e você não conseguiu ver quem era o morador. Dois dias depois, a campainha de sua casa toca e, quando você atende, fica chocado. É um dos homens mais ricos e famosos da cidade. Ele se apresenta como seu novo vizinho e o convida para um almoço na casa dele. Em pouco tempo, você aparece nas colunas sociais dos jornais da cidade como o mais novo amigo da celebridade.
Existe algum mérito seu em ser amigo daquele homem? Não. Se ele não tivesse se mudado para o lado de sua casa e tomado a iniciativa da amizade, vocês nunca seriam amigos.
Aconteceu algo semelhante com Deus. Ele decidiu se mudar para um lugar feio, perigoso e vazio. Assumiu a forma humana e bateu em nossa porta oferecendo amizade. Se Ele não tivesse Se revelado a nós, nunca O conheceríamos ou chegaríamos perto Dele. Porque Ele quis, nós temos total acesso à Sua casa. Ele Se tornou nosso vizinho.
Temos o privilégio de ter acesso direto ao trono de Deus; porém, algumas pessoas se recusam a aceitar Sua amizade. Por isso, há tanta gente desviada do caminho do bem. Por outro lado, eu, você e muitos outros estamos de coração aberto para aprofundar a amizade com Cristo.
Que demonstração de amor dada por Deus ao Se revelar a nós! Em cada momento, precisamos aproveitar essa oportunidade. Por isso, abra hoje, mais uma vez, a porta do coração para Jesus e seja Seu amigo íntimo.