Em três livros da Bíblia, Abraão é identificado como “amigo de Deus” (2Cr 20:7; Is 41:8; Tg 2:23). É o único personagem que recebeu essa menção. Que atitudes Abraão teve para receber esse título? Permita-me destacar algumas.
Em primeiro lugar, Abraão foi obediente aos mandamentos do Senhor. Quando Deus pediu que ele deixasse sua terra e sua família, o patriarca não hesitou em obedecer. Imediatamente partiu “como lhe ordenara o Senhor” (Gn 12:4). Deus disse a seu respeito: “Abraão Me obedeceu e guardou Meus preceitos, Meus mandamentos, Meus decretos e Minhas leis” (Gn 26:5).
Em segundo lugar, Abraão desenvolveu uma vida de fé no Senhor. A Bíblia o identifica como “pai de todos os que creem” (Rm 4:11). Abraão viveu numa época em que a idolatria dominava os povos, especialmente em Ur dos caldeus, local onde morava com seu pai Terá e os demais parentes (Js 24:2). No entanto, mesmo em meio à idolatria, Abraão creu unicamente no Senhor.
Talvez sua maior prova de fé tenha acontecido no monte Moriá, quando Deus pediu que sacrificasse seu filho Isaque. Abraão obedeceu, pois tinha certeza de que, mesmo sacrificando o seu unigênito, “Deus era poderoso até para ressuscitar Isaque dentre os mortos” (Hb 11:19, NAA).
Em terceiro lugar, Abraão se tornou amigo de Deus devido ao seu companheirismo com o Eterno. Ele respondeu positivamente ao chamado de andar segundo a vontade divina e ser íntegro (Gn 17:1). Por onde passava, Abraão construía altares, como se fossem monumentos de sua sólida amizade com Deus. Adam Clarke declarou: “Onde Abraão levantava uma tenda, também erigia um altar para Deus, pois ele bem sabia que não havia segurança senão sob a proteção divina” (Clarke’s Commentary, p. 95).
O verdadeiro amigo de Deus obedece às Suas ordens, confia em Suas promessas e anda humildemente em Sua presença. Você possui essas características? Poderia ser chamado de amigo ou amiga de Deus, assim como Abraão? Jesus quer ser seu melhor Amigo. Ele diz: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão Meus amigos, se fizerem o que Eu ordeno” (Jo 15:13, 14). Você está disposto hoje a estreitar sua amizade com o Salvador?