Sexta-feira
19 de outubro
Amigo e irmão
Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. Provérbios 17:17, ARA

Um homem encontrou o João na rua e disparou a falar: “Olá, meu amigo, tudo bem? Como vai o seu filho? Gostei da roupa nova que você comprou para ele ontem, hein? E sua esposa está de carro novo! Carrão o dela! E você ficou melhor da gripe? Três dias de cama não é fácil. E aquele prato do seu almoço de ontem? Fiquei com água na boca. Que bom te encontrar, amigo. Um abraço!”

Quando o homem se afastou, João olhou para a esposa, que estava ao lado, e perguntou: “Quem é esse cara? Nunca o vi na vida.” A esposa respondeu com meio sorriso no rosto: “Deve ser um de seus 3.500 amigos do Facebook.”

Algumas pessoas se expõem tanto na internet que conseguimos saber detalhes de sua vida. Isso não é bom! Mesmo assim, há coisas muito boas nas redes sociais. Nelas, as distâncias se encurtam e, de maneira rápida, é possível se comunicar com pessoas do outro lado do mundo. Tenho amigos que moram na Austrália e, por meio da internet, consigo falar com eles em tempo real.

Apesar disso, uma pergunta precisa ser feita em tempos de amizades virtuais: Quantos desses são amigos de verdade? Com quantos desses “amigos” você pode contar nas horas difíceis?

Hoje, infelizmente, com a virtualização dos amigos, está cada vez mais difícil construir uma amizade verdadeira, pois isso demanda tempo de convivência, diálogo e companheirismo. Muitas vezes, a preocupação com a conta bancária, o status e a ostentação têm feito com que as pessoas prefiram passar mais tempo trabalhando do que construindo amizades verdadeiras.

Na Bíblia, encontramos um exemplo de amizade genuína: Davi e Jônatas. Em nome da amizade, eles enfrentariam a morte. O relacionamento deles era firme porque Deus os unia. “Quanto àquilo de que eu e tu falamos, eis que o Senhor está entre mim e ti, para sempre” (1 Samuel 20:23, ARA), disse Davi. Sem dúvida, nosso melhor amigo deve ser Jesus, mas Ele mesmo deixou em nosso provérbio de hoje o incentivo para que tenhamos bons amigos aqui na Terra.

Eu tenho, além de Jesus, uns poucos amigos de verdade. Você também deve ter alguém em quem você confia muito. Essas pessoas são presentes de Deus. Na maioria das vezes, você encontrará ou identificará os verdadeiros amigos quando estiver passando por momentos difíceis. Quando as coisas ficam ruins, os amigos se tornam irmãos. Que tal orar por seus amigos agora e depois enviar uma mensagem dizendo que os ama?