Quarta-feira
12 de dezembro
Amigo-peixe
Não faça visitas frequentes à casa do seu vizinho para que ele não se canse de você. Provérbios 25:17

Minha família gosta muito de receber pessoas em casa. Nunca passamos muito tempo sem promover almoços, jantares ou mesmo lanches à tarde como pretexto para termos conosco pessoas das quais gostamos. Às vezes, os amigos vêm para passar alguns dias em nossa companhia.

Certa vez, um casal de amigos veio ficar conosco um tempo, e o período da visita passou muito rápido. Logo chegou o dia de eles irem embora. Pedimos que ficassem um pouco mais. Meu amigo, porém, soltou uma frase muito engraçada. Ele disse: “Visita em casa é igual a peixe fora da geladeira. Depois de três dias, começa a cheirar mal.”

De certa forma, meu amigo retratou o que o provérbio de hoje nos ensina. Quando vamos muito à casa de alguém, corremos o risco de nos tornarmos um fardo em vez de uma alegria. Em geral, receber visitas é algo agradável, mas a frequência exagerada pode causar o efeito contrário.

Na essência do versículo de hoje está o equilíbrio que o cristão deve ter em todas as suas atividades. Devemos fazer tudo na dose certa. Equilíbrio é algo essencial para a vida.

Existe um Amigo que nunca vai se cansar de nossa presença; pelo contrário, Ele pede que O procuremos todos os dias. Esse amigo quer estar conosco a cada segundo. Com Ele, podemos ficar desde que acordamos até a hora de dormir, todos os dias da vida. Mesmo enquanto dormimos, Ele está conosco, garantindo nossa segurança e tranquilidade.

Davi sabia da alegria de Deus em nos receber em Sua presença; por isso escreveu: “Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver” (Salmo 23:6). É nosso privilégio procurarmos a Deus em cada momento do dia.

Nas relações com os semelhantes, precisamos ter sabedoria para não exagerarmos no tempo que passamos juntos. Não será agradável ser o “amigo-peixe”. Na relação com Deus é diferente. Devemos estar próximos a Ele todos os dias. Além de não enjoar de nós, Ele ainda nos abençoará muito.