Sábado
11 de novembro
Amigos
Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. João 15:13

Para ser “amigo” no Facebook basta ir com a cara de alguém e enviar uma solicitação. Depois de aceita a proposta, está estabelecida uma relação de “amizade” pautada por postagens, curtidas, compartilhamentos e comentários. Porém, amizade não é isso, pelo menos não só.

A palavra “amigo” vem do termo latino amicus, derivada do verbo amo, que significa “gostar de” e “amar”. Portanto, amigo é quem gosta e ama. É por isso que amizade verdadeira pressupõe conhecimento mútuo, lealdade e altruísmo. Amigo é quem gasta tempo conversando, gente em quem se pode confiar e que está disposta a se sacrificar em favor de nosso bem-estar.

Deus colocou bons amigos em minha vida. Pessoas com quem gosto de passar horas conversando. Com um deles, em especial, já vi o dia amanhecer batendo papo. Meus amigos me conhecem a fundo, não medem esforços para me ajudar quando preciso e sempre fazem questão de estar ao meu lado nos melhores e piores momentos da vida. Considero essas pessoas como presentes de Deus.

Entretanto, entre todos os amigos que podemos ter, Jesus é o melhor. Ninguém deseja mais do que Ele se relacionar conosco, ninguém nos conhece mais do que Ele e ninguém se sacrifica mais do que Ele por nós. Em suas palavras: “Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.”

Que Ele é nosso amigo não há dúvida! A questão, porém, é se nós somos seus amigos. Jesus diz que a prova de nossa amizade é a obediência. Na cruz, Ele demonstrou toda a amizade que tem por nós. Se quisermos levar esse relacionamento a sério, precisamos obedecer aos mandamentos de Deus que, diga-se de passagem, são uma bênção.

Só obedece às ordens de Jesus quem o conhece de verdade. Você sabe quem é Ele? Tem aberto o coração à sua influência? Tem ouvido sua voz e entendido suas palavras de amor? Se as respostas a essas perguntas forem “sim”, você está pronto para demonstrar a Deus sua amizade, pois é impossível conhecê-lo de verdade e não amá-lo.

Por melhores que sejam, amigos humanos podem nos decepcionar. No entanto, Jesus, o Amigo maior, nunca nos abandona. Ele é o Amigo mais chegado que um irmão. Aceite a solicitação de amizade dele e passe a curtir e compartilhar a maravilha de ser um amigo de verdade do Rei do universo.