Segunda-feira
11 de maio
Amigos de verdade
E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. 1 Samuel 18:3

A amizade entre Jônatas e Davi é uma das mais belas de todos os tempos. Eles eram amigos de verdade. Jônatas amava Davi como a sua própria alma. Davi descreveu o amor de Jônatas como sendo maior do que o de uma mulher (2Sm 1:26). Não havia nenhuma disputa ou inveja entre eles. Eles fortaleciam um ao outro no Senhor (1Sm 23:16). Jônatas colocou sua amizade com Davi acima de seus interesses pessoais.

Davi era um herói nacional, preferido pelo povo e foi ungido para ocupar o trono de Israel. Jônatas era o filho do rei, o preferido do exército e o herdeiro do trono. Tudo conspirava contra a amizade dos dois, mas Jônatas propôs uma aliança a Davi: “Serei seu amigo para sempre.”

A amizade de Davi e Jônatas é algo bonito de se ver. E raro! A amizade entre eles era tão pura, leal e sincera que só quem tem um verdadeiro amigo consegue entender. Você não gostaria de ter uma amizade assim?

Quando Saul perseguiu Davi para matá-lo, Jônatas o protegeu, o encorajou e o ajudou a se esconder. Quando Davi estava escondido, Jônatas levou conforto, uma palavra, um gesto de apoio. Ao priorizar a amizade de Davi, Jônatas estava abrindo mão de seu direito ao trono. São poucos os Jônatas no mundo. Mas como é bom quando eles aparecem!

Na história de Davi e Jônatas, aprendemos que amigo de verdade age assim: encoraja o outro; participa em seus problemas; arrisca-se em seu favor; dispõe-se a cuidar do outro; demonstra lealdade; alegra-se com o seu sucesso; e, o mais importante: faz de Deus o elo da amizade.

Em 1 Samuel 18:1, é descrito o resultado dessa amizade: “surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo.” Uma versão da Bíblia (ARA) diz que a alma de Jônatas estava ligada à de Davi. Eram tão unidos que entre eles havia um amor divino. Esse é o tipo de amigo que você deve ser capaz de procurar. Quem quer um amigo assim precisa ser assim. Eu sei que você já ouviu isso! Mas guarde este bom conselho: abra seu coração, seja amigo e faça amigos. Só não se esqueça de ser mais amigo daqueles que são amigos de Deus.