Quinta-feira
14 de maio
Amigos para sempre
Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Se pudéssemos reavivar as memórias da infância, daríamos um colorido especial para as amizades. Reveja fotografias antigas e perceberá que você aparece sempre ao lado dos amiguinhos da escola, da igreja e da rua. É possível que você não tenha mais contato com esses colegas hoje em dia, não é mesmo? Muitas dessas lindas amizades da infância costumam ficar no passado.

Você sabia que os melhores amigos são aqueles que conquistamos na juventude? Pergunte a seus pais qual é a idade dos melhores amigos deles. Provavelmente, a amizade deles dure há pelo menos uns 20 anos. Se você é jovem, posso afirmar que seus amigos de hoje serão aqueles que estarão com você ao fim da caminhada.

Além da amizade de Davi e Jônatas, a Bíblia relata outras histórias de um grande número de amigos que correram para ajudar Davi na hora que ele mais precisava. Quando estava fugindo de seu filho Absalão, os poucos que apareceram na hora da crise foram Itai, Sobi, Maquir e Barzilai (2Sm 15-17). Davi só conseguiu atravessar o período mais difícil de sua vida pelo poder de Deus e com a ajuda de alguns amigos leais que permaneceram com ele até o fim.

Quer saber como formar uma amizade que vai durar para sempre?

1. Fazer coisas juntos aproxima as pessoas. Quando estamos envolvidos nos trabalhos da faculdade, cantamos no conjunto da igreja ou corremos com os preparativos de um Campori, nos unimos a quem está na mesma missão. Passar tempo juntos afeta nossas emoções e impressões sobre os outros. A amizade geralmente se desenvolve quando nossas mãos trabalham juntas num mesmo projeto.

2. Orar juntos aproxima as pessoas. Não é fácil encontrar muitos amigos de oração. Mas posso garantir que, quando você encontra alguém que ora por você e com você, isso cria laços fortes de confiança. A fé une as pessoas.

3. Sofrer juntos aproxima as pessoas. Amigos aparecem nas horas difíceis. A dor faz com que naturalmente nos voltemos para os relacionamentos. Amigos com dores iguais choram um no ombro do outro.

Tenha certeza de que você tem pelo menos um amigo que, na hora do aperto, vai ligar e dizer: “Estou com você! Conte comigo!”