Acredito que existem três tipos de amor: primeiro, o amor de Deus por nós; segundo, nosso amor a Deus; e, finalmente, nosso amor aos outros, demonstrado por nossos atos de compaixão.
O grande amor de Deus por nós foi expresso na cruz. Romanos 5:8 diz: “Mas Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” No jardim do Éden, a humanidade caiu em pecado, mas Jesus Cristo, que é o Filho unigênito de Deus, morreu na cruz para nos salvar do pecado. E esse fato mostra Seu amor por nós. Além disso, 1 João 4:10 diz: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”
Quando Deus mostra Seu amor por nós, então é nossa responsabilidade amá-Lo também. Mateus 22:37 diz: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Quando amamos a Deus, desejamos obedecer aos Seus mandamentos e às Suas palavras. João 14:15 diz: “Se vocês me amam, obedecerão aos Meus mandamentos.”
Finalmente, podemos mostrar nosso amor por Jesus Cristo ao tratarmos os outros com a Sua compaixão. A Bíblia diz: “Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos Meus menores irmãos, a Mim o fizeram” (Mt 25:40).
Assim, quando ajudamos uma pessoa necessitada ou escutamos com amor os problemas de alguém, Deus nos ajuda segundo a nossa necessidade. João 13:34 diz: “Um novo mandamento lhes dou: amem-se uns aos outros. Como Eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.”
A Bíblia trata do amor de Deus para conosco e para com os outros, por nosso intermédio. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15:13). Há muitas maneiras pelas quais podemos expressar o amor de Deus para com os outros, e as esmagadoras necessidades estão por toda parte. Provavelmente não nos será pedido que morramos por alguém, mas podemos fazer muita coisa para melhorar a vida do próximo.
Há muitas maneiras criativas pelas quais mostrar o amor de Deus aos outros, especialmente naquelas ocasiões do ano em que comemoramos o Seu amor por nós. “Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele” (1Jo 4:16, NTLH). A quem você amará hoje – e como?
Mahuya Roy