Terça-feira
27 de março
Amor à disciplina
Você dirá: “Como odiei a disciplina! Como o meu coração rejeitou a repreensão!” Provérbios 5:12

Nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, um dos pré-candidatos foi o médico neurocirurgião Ben Carson. Embora ele não tenha recebido apoio suficiente para avançar na disputa, sua presença entre os presidenciáveis foi algo muito significativo.

Sua mãe era uma mulher pobre e analfabeta. Ele cresceu em uma periferia sem a presença do pai. Apesar das condições adversas, Ben Carson venceu na vida. Um dos fatores que o levou à vitória foi a disciplina imposta pela mãe. No filme que retrata a sua história, há uma cena que demonstra a sabedoria de uma mãe que ama seus filhos e quer vê-los obtendo sucesso.

Ela havia acabado de chegar do trabalho e viu os dois filhos assistindo à TV. Desligou o aparelho e determinou que, a partir daquele dia, eles teriam que escolher dois programas semanais para assistir e, com o tempo que sobrasse, teriam que ler dois livros por semana e apresentar o resumo para ela.

Essa disciplina materna transformou um menino pobre em um dos médicos mais respeitados do mundo. Certamente Ben Carson agradece muito à rigidez de sua mãe.

Posturas firmes como a dessa senhora resultam da sabedoria divina, a qual pode ser abundantemente acessada no livro de Provérbios. Quem assume a atitude de amor à correção pode ser muito beneficiado com essa leitura. Nas palavras de Robert Fox: “Provérbios enfatiza que o castigo é uma força educacional positiva, um caminho para a sabedoria e a honra.”

O provérbio de hoje reproduz a lamentação de alguém que fez muitas coisas erradas na vida e que, como resultado, passou a sofrer as consequências. O lamento não é exatamente por causa do sofrimento, mas pelo fato de que ele poderia ter sido evitado se os conselhos das pessoas mais velhas tivessem sido atendidos.

Quando seus pais ou professores repreendem você, qual é sua atitude? Você aceita a correção? A atitude mais adequada diante dessas situações é agradecer e colocar em prática o conselho. Sei que não é fácil, mas o futuro mostrará que foi benéfico.

A Bíblia desafia você a, na próxima vez que for repreendido e disciplinado, agradecer a quem fez esse ato de amor por você. Quem sabe, a disciplina imposta a você hoje o transformará em alguém notável amanhã.