Quinta-feira
17 de março
Amor comprado, coração vendido
Então ela lhe disse: “Como você pode dizer que me ama se não [...] contou o segredo da sua grande força?” Juízes 16:15

Amor sem compromisso não existe. É uma contradição de termos. A ideia de um “amor livre” é antibíblica. Será que “qualquer forma de amor vale a pena”? Não. Devo aceitar meu amado ou amada “com qualquer humor, com qualquer sorriso”? Não. Isso não é amor; é outra coisa. Cuidado com a retórica do mal. Antes de avançar, pergunte-se: Qual é a resposta para o dilema do amor não correspondido? Qual é a cura para o coração que nunca se entrega por inteiro? Vou responder contando uma história real.

A garota era bonita, mas sem escrúpulos. O garoto, por sua vez, era de boa família e tinha um futuro brilhante em perspectiva. Porém, era muito cabeçadura. Achava que liberdade é experimentar de tudo primeiro e julgar o mérito das experiências depois. Ele se considerava inteligente, mente aberta e estava disposto a “viver a vida” aproveitando que era saudável, atraente e forte. O pai tentou aconselhá-lo:

– Olha, filho, não se envolva com essa garota!

– Pai, não se preocupe; sei o que estou fazendo – ele respondeu.

Sansão não respeitou a autoridade do pai nem se importou com as súplicas da mãe (Jz 14:3). Era durão! No entanto, tinha um ponto fraco: as lágrimas das mulheres com quem se envolvia. A primeira chorou e, durante sete dias, importunou Sansão até que ele cedeu. Ela então o traiu, e tudo acabou mal. Ele a perdeu, e ela se casou com um amigo dele, convidado de honra do casamento. Que ironia! Sansão tinha se comprometido com a garota, mas ela não se comprometera com ele. Esse é o problema do amor sem compromisso. Por isso, não se entregue a quem nunca se sacrificaria por você. E não se deixe levar por um relacionamento que, desde o princípio, você sabe que não tem futuro.

Sansão não aprendeu a lição. Repetiu o erro com Dalila, e ela o manipulou do mesmo jeito que a outra. A diferença é que, dessa vez, ele não escaparia. Cuidado! Amor sem compromisso mata! Se o amor que o atrai for só fumaça sem fogo, miragem sem oásis, promessa sem fundamento, então renuncie com classe! Fuja. Ouça o conselho de quem já demonstrou por A + B que ama você desde o seu nascimento; de quem daria a vida em seu favor, apesar dos erros que você comete. Isso sim é amor.