Ele tem o formato de uma sola de sapato e é tão pequeno que 50 deles caberiam com folga sobre a cabeça de um alfinete. O paramécio, animalzinho ciliado que vive na água doce, mede aproximadamente um milímetro. Esse protozoário é encontrado no mundo todo e se movimenta com a ajuda de cílios ou pelos curtos. Para nadar, movimenta os cílios para frente e para trás, com grande rapidez.
Há um tipo de paramécio que vive no plâncton, uma mistura de plantas e animais minúsculos que flutuam no mar. Nessa mistura, ele vira ingrediente de sopa para baleias e outros animais marinhos que se alimentam do plâncton.
O paramécio come bactérias, algas e plantas aquáticas microscópicas. Só que o apetite do bicho não para aí. Quando está com fome, vira canibal e engole outros paramécios. Esse bichinho não entende nada de amizade.
Amar. A quem? Quando? Como? E por quê?
Amar porque somos amados. Mas também quando não sobrar uma pontinha de amor para nós. É difícil amar a quem não gosta da gente, mas é aí que entra Deus, nos capacitando a amar. Você ama sempre, em todo momento, porque o amor desconhece o tempo.
O como está ligado às oportunidades. Muitas vezes, atitudes tão pequenas quanto um minúsculo paramécio, um sorriso, a mão no ombro, mesmo daquelas pessoas que estão sendo julgadas como nada, ajudam a demonstrar amor.
O porquê é uma questão de motivos, que em resumo só há dois. Somos amados por nossos pais, nossos amigos e por Deus. E quem é amado pode dar amor. O segundo motivo é amar a si mesmo. Só amamos ao próximo quando conseguimos nos amar. O motivo maior para amar a si mesmo é saber que Jesus morreu por você. E sua cotação na Bolsa de Valores do Céu é sempre muito positiva. Deus entregou Jesus, Seu maior tesouro, para comprá-lo e transformar suas ações nas mais rentáveis do Universo. Aposte nisso. Se você se ama, ame também o outro que está perto de você.