Sábado
12 de junho
Amor em ação
O amor é tão forte quanto a morte. Cântico dos Cânticos 8:6

Uma criança estava brincando no jardim de casa quando o pai saía para o trabalho. Ele viu o filho e disse: “Filhinho, até mais tarde, papai ama muito você.” Então a criança respondeu: “Papai, não quero que você me ame, quero que jogue bola comigo.” Isso mostra que o amor verdadeiro é expresso por meio de ações.

O verdadeiro amor nos leva a uma mudança de comportamento. Ele nos conduz da filosofia para a prática, porque amor genuíno significa ação. Em nossa sociedade egoísta, o amor apenas de palavras não encontra as ações correspondentes. Ouvi certa vez, num sermão de um amigo, que “um pedaço de papel com a palavra ‘pão’ escrita não alimenta ninguém”.

Nesse mundo carente não apenas de pão, mas de todo tipo de bondade, gestos simples se tornam autêntica manifestação de amor. Nosso sucesso na vida deve ser medido pelo número de pessoas ajudadas e não pelo dinheiro, conhecimento ou poder que acumulamos.

A Bíblia mostra que o amor traz um retorno maravilhoso. Vejamos o seguinte exemplo: “Em Jope havia uma discípula de Jesus chamada Tabita, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas” (At 9:36). Um dia, Dorcas morreu. Seus amigos souberam que Pedro estava na cidade vizinha e o chamaram. Quando ele chegou, todas as viúvas, chorando, mostraram os vestidos e as túnicas que ela havia feito para eles. Pedro orou, olhou para Dorcas, chamou-a pelo nome, e ela abriu os olhos, olhou para Pedro e sentou-se.

Não foi a habilidade de Dorcas como teóloga ou líder que a tornou especial aos olhos de Deus, mas sua prestatividade como costureira. Dorcas foi ressuscitada para uma renovada vida de serviço e amor. Na verdade, quem ama verdadeiramente não morre, porque o verdadeiro amor é o início da eternidade. A morte passa a ser um incidente para quem ama.

Como consequência, a Bíblia afirma que “este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor” (v. 42). Seguindo o exemplo de Dorcas, deixe o amor de Cristo invadir sua vida a ponto de extravasar em bondade prática. Se você for como Dorcas, muitos crerão em Jesus por causa de seu amor.