Segunda-feira
27 de fevereiro
AMOR (I)LIMITADO
Oro para que vocês […] possam […] compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento. Efésios 3:17-19

No verso de hoje, o apóstolo Paulo apresenta um interessante paradoxo: conhecer o incompreensível amor de Deus. Como isso é possível? Parece a tentativa daquele menino que queria tirar toda a água do mar com um balde e colocá-la em um buraco na areia – uma missão impossível. 

Quando contemplamos o sacrifício de Jesus, começamos a compreender a dimensão do amor divino pelos pecadores. Qual é a extensão desse amor? Mais vasto que o mundo (Jo 3:16). E a profundidade? Mais fundo que os nossos pecados (Mq 7:19). E a altura? A do Céu, para onde Ele nos levará (Jo 14:3). 

Deus nos chama de filhos e nos trata com imensa ternura (1Jo 3:1). Se apenas uma pessoa precisasse de salvação, Jesus viria morrer exclusivamente por ela. O apóstolo Paulo escreveu: “Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8:38, 39). 

No entanto, a Bíblia alerta para o fato de que os filhos de Deus podem se separar do Seu amor. “Mantenham-se no amor de Deus” (Jd 21), é a recomendação. Infelizmente, a igreja de Éfeso falhou nesse ponto e “abandonou o seu primeiro amor” (Ap 2:4). Todos nós corremos o mesmo risco de rejeitar o infinito amor de Deus. 

Certa menina foi passear com sua mãe em um parque lotado. Ao chegar lá, a mãe disse: “Filha, não solte a minha mão por nada, viu?” Porém, em determinado momento, a menina se distraiu e acabou se perdendo. Aflita, a mãe passou a procurar a criança, mas sem sucesso. Horas depois, um policial veio em sua direção, trazendo a menina no colo. Que alegria! A filha havia sido encontrada. Mas, antes de abraçar a mãe, a pequena colocou as mãozinhas na cintura e disse: “Mamãe, onde é que a senhora se perdeu?” 

Muitos rejeitam o amor de Deus e ainda perguntam: “Por que o Senhor me abandonou?” Não caia nesse erro! Decida jamais se afastar de Jesus, e assim Ele estará sempre com você.