Sexta-feira
11 de agosto
AMOR-PRÓPRIO
Você é muito amado. Daniel 10:11

Autoestima é a avaliação que cada pessoa faz de si mesma, das suas características físicas, emocionais e comportamentais. É a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade. Ela é construída desde a infância, à medida que nos relacionamos com as pessoas, em especial com nossos pais. 

Você tem boa autoestima? Se pudesse dar uma nota para si mesmo – de 0 a 100 –, que valor seria? Talvez você pense: “Não sou tão bonito(a) assim.” Ou: “Eu gostaria de ser uma pessoa famosa, mas ninguém me dá bola!” 

Mesmo não sendo a pessoa mais linda do mundo e não estando acostumado a receber elogios por causa de sua personalidade, é possível ter uma autoestima saudável. Em primeiro lugar, o amor-próprio deve estar baseado no valor que Deus nos dá, não na opinião popular. A Bíblia afirma que fomos criados à imagem divina, redimidos pelo sangue de Jesus e, em breve, seremos resgatados quando Ele voltar. Existe remédio para a autoestima melhor que esse? 

A Bíblia também diz: “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!” (1Jo 3:1). Você é filho(a) de Deus! Cada parte do seu corpo veio das mãos do Onipotente. Só você no Universo tem esse “jeitão” de ser, essas digitais, esses sonhos e projetos. Você é único(a) e, portanto, especial aos olhos de Deus! 

Jesus disse: “Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados” (Lc 12:7). Se Deus sabe até quantos fios de cabelo nós temos, imagine o quanto Ele se importa com sua família, seus relacionamentos, seus estudos, sua carreira! Dizem os cientistas que uma pessoa tem, em média, 615 fios de cabelo por centímetro quadrado, o que dá mais ou menos 150 mil fios por cabeça. É muito cabelo, não acha? E Deus conhece todos! 

No entanto, nosso conceito próprio deve ser equilibrado: nem muito baixo nem alto demais. A Bíblia diz: “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu” (Rm 12:3). 

A única solução para uma boa autoestima é olhar para Jesus. Ele morreu para que tivéssemos vida! Então, quando mirar um espelho, lembre-se de que você vale o sangue de Cristo.